Grupo de Idosos Continente - Mais News

Grupo de Idosos Continente


O Grupo de Idosos Continente (GIC) é uma associação que reúne cerca de 50 idosos que moram na região continental de Florianópolis. Eles se encontram semanalmente para praticar atividades físicas, culturais e sociais, como ginástica, capoeira, oficinas de argila, palestras e passeios. O objetivo é promover a saúde, a integração e a qualidade de vida dos participantes.


O GIC faz parte do programa Floripa Feliz Idade, que é a área da Secretaria Municipal de Assistência Social responsável pelas iniciativas direcionadas ao público idoso. Desde 2017, a Prefeitura de Florianópolis tem apoiado diversos grupos de idosos da Capital, oferecendo kits de lanches, passagens de ônibus gratuitas, festas temáticas e outras atividades que visam o bem estar da população idosa.


O presidente do GIC, Antônio Carlos Gandolfi Dutra, diz que é muito grato ao que a Prefeitura vem fazendo pelos idosos. “Com os kits de lanches que recebemos todos os meses, nós conseguimos servir um café da tarde após todos os treinos deles. Eles ficam muito felizes e satisfeitos”, afirma.


A coordenadora do programa Floripa Feliz Idade, Roselene Antunes, comenta que fica muito feliz em ver os idosos em plena atividade e envolvidos em diversos projetos. “Nosso objetivo é ampliar ainda mais as iniciativas ligadas a esse público, pois sabemos que eles têm muito a contribuir para a sociedade”, diz.


A geriatra Márcia Paim explica que os exercícios físicos são sem dúvidas o melhor trunfo para os idosos. Ela afirma que eles previnem doenças, exercitam os músculos e articulações e melhoram a cognição, que é a capacidade de receber e processar informações no cérebro. “Vários estudos têm demonstrado o efeito de um hormônio cerebral conhecido por BDNF, que é ativado mediante atividade muscular. A gente tem observado nestes estudos que os pacientes apresentam uma melhora importante da concentração, da clareza de raciocínio, do raciocínio lógico”, conclui.


O professor de educação física Fernando Seixas celebra a vitalidade e animação dos alunos do GIC. Ele diz que se sente muito alegre e feliz trabalhando com eles, pois eles são muito dedicados, amorosos e carinhosos. “Eles são um exemplo de vida para mim e para todos que convivem com eles”, diz.


O GIC funciona na Rua Olavo Bilac, 196, no bairro Canto. Os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (48) 3333-3333 ou pelo e-mail gic@floripa.sc.gov.br.




Por jornalista Márcio Batista
Foto: (SabineVanErp/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.