Alimentos mais saudáveis do mundo - Mais News

Alimentos mais saudáveis do mundo


Conheça os alimentos mais saudáveis do mundo


Você sabia que existem alimentos que podem fornecer todos os nutrientes essenciais para o seu organismo em apenas 100 calorias? Esses são os chamados superalimentos, que foram classificados por pesquisadores da Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos EUA, em um estudo que avaliou a quantidade presente de 17 nutrientes essenciais para o ser humano, como vitaminas, minerais, proteínas e fibras.


O estudo analisou 41 alimentos e atribuiu uma pontuação de densidade de nutrientes para cada um deles, baseada na proporção entre os nutrientes e as calorias. O resultado foi uma lista com os 10 alimentos mais saudáveis do mundo, que surpreendentemente não incluiu nenhuma fruta, mas apenas vegetais verdes.


O primeiro lugar ficou com o agrião-d’água, que obteve a pontuação máxima de 100. Esse vegetal é rico em vitamina C, vitamina A, ferro, cálcio, potássio e magnésio, além de muitos antioxidantes. Ele também tem propriedades expectorantes e alivia doenças respiratórias, além de agir como desintoxicante e purificador do sangue.


O segundo lugar foi ocupado pela couve-chinesa, que fornece toda a necessidade diária de vitamina C com apenas 100 gramas. Ela também é rica em proteína vegetal e aminoácidos de alta qualidade. A acelga ficou em terceiro lugar, com uma quantidade significativa de vitamina C, vitaminas do complexo B e betacaroteno, que é precursor da vitamina A. Ela também é rica em minerais como magnésio, ferro e cálcio.


As folhas de beterraba ficaram em quarto lugar, com mais betacaroteno e cálcio do que o próprio tubérculo. Elas também contêm outros minerais e vitaminas. O espinafre ficou em quinto lugar, com vitaminas do complexo B, vitamina C, betacaroteno e uma variedade de minerais.


A chicória ficou em sexto lugar, com a função de saciar por um tempo considerável por ser rica em fibras. Ela também ajuda a regular o funcionamento intestinal e contém potássio, ácido fólico, zinco, bem como vitaminas A, B e C. Em sétimo lugar ficou a alface-romana, seguida pela salsa, pela alface americana e pela endívia.


Os pesquisadores recomendam o consumo desses alimentos diariamente, seja em saladas, sucos ou pratos variados. Eles ressaltam que as frutas também são importantes fontes de nutrientes, mas que os vegetais verdes se destacam pela baixa quantidade de calorias e pela alta concentração de nutrientes essenciais.


Portanto, se você quer ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, não deixe de incluir esses superalimentos no seu cardápio. Eles podem fazer a diferença na sua saúde e no seu bem-estar.




Por jornalista Márcio Batista
Foto: (ResenderRaumplaner/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.