Violência no trânsito não vale a pena - Mais News

Violência no trânsito não vale a pena


Um grave acidente envolvendo um furgão, uma S10 e uma Duster deixou o trânsito congestionado na BR 101, no Morro dos Cavalos, neste domingo. Segundo testemunhas, o motorista da S10 e o da Duster estavam se desentendendo na pista, fazendo ultrapassagens perigosas e trocando ofensas. Em um momento de imprudência, os dois pararam na pista rápida (esquerda), bloqueando o fluxo de veículos.


Um furgão que vinha logo atrás não conseguiu frear a tempo e colidiu na traseira da S10, que capotou e atingiu a Duster também. Os ocupantes dos três veículos ficaram feridos e foi acionado o helicóptero do COBOM para auxiliar na remoção da vítima e foram encaminhados para o Hospital Regional de São José. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para fazer a perícia e controlar o tráfego, que ficou lento por várias horas.


O acidente foi um exemplo de como a irresponsabilidade e a discussão no trânsito não levam a nada, e sim, ao prejuízo, filas quilométricas e uma situação descabida e ignorante por parte destes motoristas. Além de colocarem em risco as suas próprias vidas, eles também comprometeram a segurança e a mobilidade de outros usuários da rodovia.


A violência no trânsito não vale a pena. É preciso ter paciência, respeito e educação ao dirigir. Não adianta tentar resolver as diferenças na base da agressividade ou da intimidação. O melhor é manter a calma, seguir as normas de trânsito e evitar conflitos desnecessários. Assim, todos podem chegar aos seus destinos com tranquilidade e segurança.


Maio Amarelo


O Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização sobre a violência no trânsito, que visa reduzir o número de mortes e feridos nas estradas e ruas do mundo. O mês de maio foi escolhido por ser o mês em que a ONU (Organização das Nações Unidas) lançou, em 2011, o Plano Global para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. O amarelo é a cor que simboliza a atenção e a sinalização de advertência no trânsito.


Durante o Maio Amarelo, diversas entidades públicas e privadas realizam ações educativas, informativas e preventivas para alertar a sociedade sobre os riscos e as consequências da violência no trânsito. O objetivo é promover uma mudança de comportamento dos motoristas, pedestres, ciclistas e passageiros, estimulando o respeito às leis, às normas e aos direitos de todos. O lema da campanha é “No trânsito, o sentido é a vida”.



Por jornalista Márcio Batista
Foto: (ALESP) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.