Banco Central alerta: fraudes no PIX - Mais News

Banco Central alerta: fraudes no PIX


Banco Central anuncia novas medidas de segurança contra fraudes no Pix


O Banco Central anunciou nesta terça-feira (2) novas medidas de segurança para as transações via Pix, o sistema de pagamentos instantâneos. Segundo a instituição, as mudanças visam aprimorar duas funcionalidades que já existem: a notificação de infração e a consulta de informações de segurança para análise antifraude.


A notificação de infração é uma ferramenta usada pelas instituições financeiras que permite a identificação de chaves de usuários que realizam movimentações suspeitas de fraude. Com a nova atualização, será possível especificar qual é o tipo de fraude, como golpe, estelionato, invasão de conta, entre outros. 


Além disso, os casos de usuários que criaram conta Pix com documentos falsos ou emprestaram indevidamente sua conta para fins de fraude também passarão a ser identificados.


A consulta de informações de segurança para análise antifraude é uma funcionalidade que permite que as instituições financeiras acessem um conjunto de dados armazenados pelo Banco Central e que são compartilhados com as instituições que operam com Pix. 


Com a atualização, o Banco Central vai disponibilizar dados mais detalhados e por mais tempo para as instituições financeiras. O objetivo é fornecer subsídios para que essas instituições aprimorem seus próprios modelos de prevenção e detecção de fraudes.


As mudanças entrarão em vigor em 5 de novembro deste ano. O Banco Central ressalta que a segurança é um dos pilares fundamentais do Pix e que está em constante evolução, pois novas formas de fraude e golpes surgem com frequência. 


O órgão também orienta os usuários do Pix a adotarem cuidados básicos, como não compartilhar senhas ou códigos de verificação, não clicar em links suspeitos e verificar os dados da transação antes de confirmá-la.



Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Data Rudder) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.