Estamos na era dos mendigos emocionais - Mais News

Estamos na era dos mendigos emocionais


Augusto Cury escreveu "Atualmente grande parte das pessoas têm mais de 100 anos no território da emoção. Nunca tivemos uma geração tão triste. Estamos na era dos mendigos emocionais". 


Vivemos em uma época em que a tecnologia nos permite estar conectados com o mundo, mas ao mesmo tempo nos afasta das emoções e da empatia. Augusto Cury, renomado psiquiatra e escritor, afirmou que estamos na era dos "mendigos emocionais", onde as pessoas parecem estar cada vez mais tristes e isoladas. 


Segundo Cury, grande parte das pessoas têm mais de 100 anos no território da emoção, ou seja, estão vivendo experiências emocionais que já deveriam ter superado há muito tempo.


A vida moderna tem nos exigido cada vez mais, e muitas vezes acabamos negligenciando a nossa saúde emocional. Ficamos tão preocupados com a carreira, finanças e outros aspectos da vida que acabamos esquecendo de cuidar do nosso bem-estar psicológico. E é justamente essa falta de cuidado com as emoções que tem gerado tantos "mendigos emocionais".


Mas como podemos lidar com isso? Uma das sugestões de Cury é limitar o tempo que passamos nas redes sociais e em outras formas de tecnologia, de modo a nos permitir mais tempo para interações sociais reais e para cuidar de nossas emoções. Ele também incentiva a busca por hobbies e atividades que nos proporcionem prazer e nos permitam expressar nossas emoções de maneira saudável.


E é exatamente nesse ponto que a conexão com a citação de Jesus se torna clara. Quando Jesus disse "Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa" (João 15:11), ele estava enfatizando a importância de encontrar a verdadeira felicidade em Deus e em seus ensinamentos. 


Na era dos "mendigos emocionais", é essencial nos lembrarmos de que a genuína alegria não está nas coisas materiais ou na tecnologia, mas sim em nossa conexão com o divino e em cuidar de nossas emoções e relações pessoais de maneira saudável.



Por jornalista Márcio Batista
Foto: (RWA Psychology) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.