Dia Catarinense da Comunidade Italiana - Mais News

Dia Catarinense da Comunidade Italiana


Hoje, 2 de Junho é o Dia Catarinense da Comunidade Italiana


A imigração italiana no Brasil, e especificamente nos estados da região sul como Santa Catarina, inscreve-se em um movimento maior das transformações socioeconômicas ocorridas no continente europeu do século XIX. 


Uma das regiões atingidas seria o futuro país da Itália. Em paralelo ao processo de unificação nacional, que culminou em 1871, iniciou-se à vinda de imigrantes italianos para diversos países sul-americanos, incluindo o Brasil. 


A maior parte dos italianos que chegaram em Santa Catarina eram originários de uma região organizada ao redor da cidade de Trento, ao norte do país; na década de 1830, seria organizada a primeira colônia italiana no estado. Nomeada como Nova Itália, ela enfrentaria uma série de dificuldades e logo seria abandonada. 


Entretanto, outras colônias seriam fundadas na região e conseguiriam prosperar. Neste sentido, destacam-se as colônias de Nova Trento, Porto Franco e Brusque. 




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (theitalianplace) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.