Dia Nacional do Aço - Mais News

Dia Nacional do Aço


Hoje, 9 de Abril é o Dia Nacional do Aço


O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono acima de 2,11%. Possui maior aplicação que o próprio ferro e pode ser usado para produzir outras ligas. 


O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, carvão e cal. A fabricação do aço pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação. Grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. 


O produto resultante é chamado de sinter. Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono. O ferro é encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxigênio e à sílica. O minério de ferro é um óxido de ferro, misturado com areia fina. O carbono é também relativamente abundante na natureza e pode ser encontrado sob diversas formas. 


A história do aço teve início a cerca de 4500 anos. Naquela época a humanidade começou a perceber que o ferro era mais resistente do que o bronze, passando a empregá-lo amplamente para a confecção de armas e ferramentas. Até aquela época a utilização do ferro ainda era muito rudimentar e não se conhecia muito sobre as suas características. 


Mas, em 1856 houve um grande avanço em direção ao ferro que conhecemos hoje. Isso devido ao Engenheiro Metalúrgico inglês, Henry Bessemer que descobriu uma forma eficiente de reduzir o teor de carbono presente no ferro. A principal matéria-prima para a produção do aço é o Ferro Gusa líquido que vem do beneficiamento do minério de ferro nos altos fornos das grandes siderúrgicas. 


A instituição do Dia do Aço no Brasil surgiu em homenagem a criação da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, em 9 de abril de 1941, a partir do Decreto de lei nº 3.002, de 30 de janeiro de 1941, sancionado por Getúlio Vargas. A CSN é considerada a maior siderúrgica da América Latina e uma das maiores do mundo.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (ausasteel) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.