Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson - Mais News

Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson


Hoje, 11 de Abril é o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson


A doença de Parkinson é uma enfermidade descoberta há 201 anos e que já é considerada a segunda doença neurodegenerativa progressiva mais frequente no mundo, perdendo apenas para o Alzheimer. 


A doença degenerativa, crônica e progressiva afeta funções primordiais do corpo, como os movimentos e equilíbrio, e causa lentidão na mobilidade, tremores, diminuição dos reflexos, além de efeitos como depressão, alteração do sono entre outros. Isso acontece a doença vai alterando e corrompendo o sistema nervoso central, fazendo com que a transmissão de mensagens entre as células nervosas seja comprometida. 


A identificação da doença de Parkinson é feita pela observação dos sinais e sintomas detalhados anteriormente. Posteriormente, a consulta com um médico neurologista, será capaz de fazer a diferenciação entre esta doença de outras que também afetam involuntariamente os movimentos do corpo. 


A doença é tratável com medicações. Esses medicamentos, entretanto, são sintomáticos, ou seja, eles repõem parcialmente a dopamina (que é a substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas) que está faltando e, desse modo, melhoram os sintomas da doença. Por esse motivo, os medicamentos devem ser usados por toda a vida da pessoa que apresenta tal enfermidade. 




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Medical News Today) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.