Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida - Mais News

Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida


Hoje, 25 a 31 de Março é o Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida


A palavra “desaparecer” segundo o dicionário Priberam é: “1. Sair da vista ou da presença. 2. Ocultar-se. 3. Fugir, abalar. 4. Sumir-se; levar descaminho.5. [Figurado]  Morrer. 6. Apagar-se, ofuscar-se.” (Priberam, 2020).  


No Brasil, o número de desaparecimento de pessoas é extremamente elevado, visto que, segundo dados do Fórum de Segurança Pública[2] do ano de 2018, mais de 82.094 pessoas desapareceram no Brasil, o que demonstra que a cada 24 horas, 224 pessoas são consideradas desaparecidas. 


No que tange às crianças e aos adolescentes, não existem dados estáticos concretos acerca do desaparecimento dessa categoria, visto que, mesmo após a edição da Lei n° 12.127/09 – a qual instituiu o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos e previu, em seu art. 2°, que a União Federal deveria manter uma base nacional de dados referente às crianças/adolescentes desaparecidas em solo brasileiro -, tem-se uma base de dados desatualizada e incompatível com a realidade local, visto que em consulta ao referido cadastro no site, constatou-se que apenas 164 crianças/adolescentes foram consideradas desaparecidas[3], dados esses, incompatíveis com o cenário brasileiro.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Agência Brasil - EBC) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.