Março Vermelho - Mais News

Março Vermelho


Estamos no Março Vermelho, mês de ações educativas e preventivas de combate ao câncer de rim


O que é o rim?

Os rins são órgãos geralmente em pares com formato de feijão, compostos por mais de um milhão de pequenas estruturas chamadas de néfrons. São responsáveis por inúmeras funções, como a depuração sanguínea de impurezas, eliminando-as na urina. Além disso, têm importante função no equilíbrio fisiológico da pressão arterial, no controle de íons orgânicos e possuem atividade endócrina no controle da anemia. São sede de vários tipos de neoplasias no adulto e mesmo na criança.


O que é câncer de rim?

O câncer de rim representa 2-3% das neoplasias malignas do adulto. No Brasil, estima-se uma incidência de aproximadamente 4200 casos novos/ano, sendo 2 vezes mais frequente nos homens que nas mulheres na faixa etária de 50 a 70 anos de idade. Existem vários tipos de câncer de rim, mas o mais comum deles é uma consequência da transformação das células dos túbulos que formam os néfrons, que passam a se proliferarem de forma anormal e ganham a capacidade de invadir o órgão e até, em alguns casos, circular pelo corpo e produzir tumores em outras partes do corpo (chamado de metástase).


Quais são os fatores de risco?

Obesidade, elevado índice de massa corpórea, hipertensão arterial, tabagismo, uso de antihipertensivos, dietas ricas em gorduras saturadas e carnes vermelhas, além de história familiar desta neoplasia ou de síndromes hereditárias de risco para câncer de rim, como a síndrome de von Hippel- Lindau e esclerose tuberosa. Além disso, pacientes com insuficiência renal crônica em uso de hemodiálise estão sob um maior risco de desenvolver câncer de rim. Ainda, compostos químicos como asbestos, cádmio, solventes orgânicos, pesticidas e toxinas fúngicas.


Quais são os sinais e sintomas?

O câncer de rim pode gerar sangramento na urina (hematúria) e dor na parte lateral da barriga. Como ele é um órgão que se localiza mais profundamente na barriga, sintomas mais intensos e possiblidade de palpação do câncer só ocorrem quando a doença está mais avançada. Muitos casos são descobertos já com metástases e os sintomas podem ser decorrentes mais da metástase do que do próprio tumor no rim. Metástase no pulmão pode causar tosse seca, cansaço e falta de ar, por exemplo.


Como prevenir este tipo de câncer? 

A melhor forma de prevenir a doença é manter hábitos de vida saudável:não fumar, praticar atividade física e controlar o peso; e “ouvir” o próprio corpo, comunicando o seu médico as alterações no funcionamento do seu organismo. Deve-se controlar a hipertensão arterial e o peso adequadamente. Para aqueles que fazem hemodiálise ou que sofrem com síndromes genéticas que predispõem ao câncer de rim, é importante ter o acompanhamento regular com o médico para um Diagnóstico mais precoce do câncer através de exames de imagem.


Como é o Diagnóstico do câncer de rim?

Ultrassom: O Diagnóstico de ultrassom é realizado através de exames de imagem do abdômen. Na presença de nódulo ou massa renal visualizados ao utltrassom, é obrigatória a realização de uma tomografia computadorizada. Essa técnica é bastante confiável para sugerir se o tumor é maligno ou benigno.

Ressonância nuclear magnética: Esse exame é raramente utilizado na avaliação dos tumores, sendo utilizadas para verificar alterações vasculares e cistos renais complexos, por exemplo.

Tomografia computadorizada do tórax: A técnica de tomografia computadorizada é bastante útil para verificar o estadiamento da doença (extensão para outros órgãos) e checar as metástases pulmonares.

Cintilografia óssea: Avaliação de metástases ósseas.

Biópsia: A realização de uma biópsia antes da retirada do tumor, também conhecida como biópsia pré-renal


As informações neste portal pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico! No mês de março as atenções estão voltadas à prevenção do câncer de rim.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Grupo Diagnose / Podcast Mais de Cristo
Foto: (Davizro Photography) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.