Dia Mundial de Combate à Tuberculose - Mais News

Dia Mundial de Combate à Tuberculose


Hoje, 24 de Março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose


A fim de destacar a gravidade da ameaça para a saúde pública e a necessidade de fortalecer a resposta a esta doença, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 24 de março como o dia mundial da tuberculose. 


Nessa data, mas em 1882, Robert Koch anunciou ao mundo a descoberta da bactéria responsável pela tuberculose. Tuberculose é uma doença infeciosa geralmente causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (MTB). 


A tuberculose afeta geralmente os pulmões, embora possa também afetar outras partes do corpo. A maioria das infeções não manifesta sintomas, sendo nesses casos denominada tuberculose latente. Cerca de 10% das infeções latentes evoluem para tuberculose ativa. Se não for tratada, a tuberculose ativa causa a morte a metade das pessoas infetadas. 


Os sintomas clássicos da tuberculose ativa são tosse crónica com expulsão de sangue, escarro, febre, suores noturnos e perda de peso. A infeção de outros órgãos pode causar vários outros sintomas.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (DragonImages) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.