Inflação mais alta pra frente - Mais News

Inflação mais alta pra frente


Consumidores projetam inflação mais alta para os próximos meses


Os consumidores brasileiros acreditam que a inflação para os próximos 12 meses vai ficar em 5,5%. O indicador alcançou, em março, alcançou o maior valor desde novembro de 2018. Os dados são do Índice de Expectativa de Inflação do Consumidor, divulgado na segunda-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 


A proporção de consumidores que projetaram inflação acima da meta para 2021 estabelecida pelo Banco Central (5,25%) subiu de 37,1%, no mês anterior, para 43,8%.


Para a economista da FGV, Cláudia Perdigão, o movimento de alta do indicador está relacionado à trajetória de aumento dos preços dos alimentos e bebidas. Ela explicou que esses dois itens estão sendo influenciados pela mudança de hábito de consumo, provocada pela pandemia de covid-19 e pela alta do dólar.


Ela acrescentou que os consumidores das faixas de renda mais baixa foram os que projetaram inflação mais alta para os próximos 12 meses. Isto porque o aumento dos preços afeta de maneira mais intensa esses consumidores, devido à elevada participação dos alimentos e bebidas em suas cestas de consumo.


A pesquisa é feita com base em entrevista de consumidores das capitais Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Recife.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Cristiane Ribeiro / Radioagencia Nacional
Foto: (Digital Market News) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.