Dia Internacional para o Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos - Mais News

Dia Internacional para o Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos


Hoje, 24 de Março é o Dia Internacional para o Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos


A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de março, como o dia internacional para o direito à verdade sobre violações graves dos direitos humanos e a dignidade das vítimas, a fim de: promover memória das vítimas de violações flagrantes e sistemáticas dos direitos humanos e a importância do direito à verdade e à justiça; pagar o tributo àqueles que dedicaram suas vidas à luta para promover e proteger os direitos humanos para todos e para aqueles que perderam a este esforço. 


Esta é uma oportunidade para promover a memória das vítimas de violações graves e sistemáticas dos direitos humanos, e a importância do direito à verdade e justiça. É também uma ocasião para prestar homenagem aos defensores dos direitos humanos. 


O direito à verdade, no contexto de violações graves dos direitos humanos, refere-se ao direito das vítimas e famílias de vítimas de execuções sumárias, desaparecimentos forçados, tortura, desaparecimentos ou seqüestro de menores, a ter conhecimento completo e completo sobre os atos que ocorreram, as pessoas que participaram deles e as circunstâncias específicas, em particular as violações cometidas e sua motivação. Além dessa dimensão individual, o direito à verdade tem uma dimensão social ou coletiva, vinculada ao direito dos povos de conhecer seu passado.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (www.right truth impunity) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.