Dia dos defensores de direitos humanos - Mais News

Dia dos defensores de direitos humanos


Hoje, 14 de Março é o Dia municipal dos defensores de direitos humanos (Florianópolis)


A dignidade da pessoa humana é o núcleo essencial dos direitos fundamentais, valor ético supremo da Constituição e da civilização moderna. O teólogo Hans Küng afirmou “que nosso globo não poderá sobreviver sem uma ética global, uma ética mundial”. 


A construção dessa ética global cabe a cada um de nós, aqui no nosso município, na luta pela instauração de uma nova civilização da Liberdade, da Igualdade, da Fraternidade, onde a dignidade humana deve ser respeitada e que prevaleça. No centro do Direito está a pessoa humana. 


O fundamento e o fim de todo direito é justamente a pessoa humana. A finalidade e a razão de ser do Direito, em última instância, é a realização dos valores do ser humano em sociedade. Pode-se, afirmar que o Direito tanto mais se aproximará de sua finalidade precípua quanto mais considerar o homem, em todas as suas dimensões, realizando os valores que lhe são mais importantes. 


Neste aspecto, tanto a consciência quanto a promoção da dignidade da pessoa humana como um valor absoluto se constituem, dentro do Direito, em elementos indispensáveis à realização da pessoa humana em toda a sua plenitude, dentro de uma sociedade moderna e considerada civilizada. 


Todos os homens nascem livres e iguais em Dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Wiyke) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.