Prefeitura notifica Detran/SC - Mais News

Prefeitura notifica Detran/SC


Prefeitura notifica Detran/SC por vazamento de dados de motoristas

Secretaria de Defesa do Consumidor da Capital foi a primeira a exigir explicações do órgão acerca do caso 


No início da tarde de sexta-feira, 22 de janeiro, a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor entregou ao Detran um auto de notificação por conta de uma falha no sistema do órgão. Um erro do site permitiu que dados de mais de 10 milhões de motoristas do Estado fossem vazados, entre eles, moradores da Capital. Com um único acesso era possível entrar no portal de consulta de infrações, sem necessidade de inserir dados pessoais.


Este foi o primeiro auto de notificação entregue pelo novo secretário municipal de Defesa do Consumidor, Gabriel Meurer, que explica que o Detran terá dez dias para apresentar explicações antes que o Procon tome novas providências. 


“Além de desrespeitar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a falha no sistema fere também o Código de Defesa do Consumidor. A denúncia é bastante grave e agora vamos aguardar a versão do Detran para depois avaliarmos os próximos passos da ação”, completa. 


A denúncia foi realizada por meio de uma matéria do portal Olhar Digital. De imediato, o Detran/SC já fez a correção para que mais dados não sejam acessados desta forma facilitada. De acordo com a matéria, após acessar o portal, bastava que o usuário mudasse o número sequencial do URL da página para acessar os documentos de outro motorista. 


Consumidores moradores de Florianópolis que se sentirem lesados pelo não cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, podem acessar o site do Procon e realizarem uma denúncia ou reclamação.




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: PMF
Foto: (PMF) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.