Dia Catarinense do Manezinho - Mais News

Dia Catarinense do Manezinho


Hoje, 07 de Janeiro é o Dia Catarinense do Manezinho


O termo manezinho tipifica todos aqueles que são descendentes dos portugueses, principalmente daqueles vindos das Ilhas dos Açores, da cultura pesqueira e da extinta caça às baleias; remete as rendeiras e lavadeiras na cultura açoriana! 


Manezinho é o termo popularmente utilizado para designar os nativos de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Mas originalmente são chamados assim devido sua ascendência histórica de meados do século XVIII, de populações das ilhas dos Açores pertencente a Portugal. 


A data comemorativa será orientada para a realização de eventos a ela alusivos, como ícone marcante na história catarinense. As principais características que definem manezinhos: hospitalidade; as músicas e danças tradicionais; gostar de pirão branco com cardosa, lingüiça e ovo frito; sadia gozação entre avaianos e figueirenses; gosto por passarinhos e pescarias;  entre outras características.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Gustavo Belli) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.