Quase 99% de SC em alto Risco Gravíssimo - Mais News

Quase 99% de SC em alto Risco Gravíssimo

Praticamente 99% do Estado de Santa Catarina está no último estágio de proliferação do coronavírus, o Alto Risco Gravíssimo (representado pela cor vermelha).


Nesta semana, a atualização do risco potencial das regiões do estado segue no mapa abaixo. 


Todas as regiões do estado estão em risco potencial Grave ou Gravíssimo para Covid-19. Treze regiões do estado encontram-se em nível GRAVÍSSIMO de risco para Covid-19. 


As regiões do Alto Uruguai Catarinense, Extremo Oeste e Foz do Rio Itajaí estão classificadas com o nível GRAVE. 


A região de Xanxerê está pela terceira, e a região de Laguna pela segunda semana seguida classificada com o risco potencial GRAVÍSSIMO.


Em Florianópolis 

A cidade de Florianópolis, nesta Quarta (25), no site Covidômetro Floripa, trouxe uma surpresa, de GRAVÍSSIMO (representada pela cor vermelha)  mudou para GRAVE (representada pela cor laranja).


Templos religiosos na cidade de Florianópolis

De acordo com a Portaria SES 254 e 736 de 2020, a taxa de ocupação muda de 30% do limite da capacidade para 50% do limite da capacidade total do Templo. Por exemplo: Se a igreja tem a capacidade de receber 1.200 lugares, agora, ela pode receber 600 lugares, respeitando o distanciamento social de 1,5m. Pessoas que vivem sob o mesmo teto, podem sentar juntas.


Algumas dicas de prevenção

1. Lave bem as mãos e com frequência, usando álcool em gel ou água e sabão. Por quê? Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel mata os vírus que podem estar nas suas mãos.

2. Mantenha uma distância mínima de 1 metro entre você e qualquer pessoa que tosse ou espirra. Por quê? Quando alguém tosse ou espirra, gotas de fluido que podem conter o vírus são liberadas pelo nariz ou pela boca. Se você estiver muito perto, pode respirar as gotículas e, com elas, o vírus Covid-19.

3. Evite tocar nos olhos, nariz e boca. Por quê? As mãos tocam muitas superfícies e podem “pegar” vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí o vírus pode entrar no seu corpo e causar doenças.

4. Você e as pessoas ao seu redor devem manter uma boa higiene das vias aéreas. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou com um lenço de papel quando tossir ou espirrar. O lenço usado deve ser descartado imediatamente. Por quê? Os vírus se espalham através de gotículas. Ao manter uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado, gripe e Covid-19.

5. Fique em casa se não estiver bem. Se você tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro. Por quê? Ligar com antecedência permitirá que o seu atendimento seja direcionado rapidamente ao centro de saúde certo. Isso também irá protegê-lo e ajudar a impedir a propagação de vírus e outras infecções.

6. Mantenha-se informado sobre as últimas notícias sobre a Covid-19 em canais oficiais e siga as orientações sobre como se proteger e a outras pessoas da Covid-19. Por quê? Os canais oficiais terão as informações mais atualizadas sobre se a Covid-19 está se espalhando em sua área e sobre os cuidados corretos para se proteger.

7. Confira as últimas notícias sobre as áreas mais perigosas (ou seja, as cidades e lugares onde a doença está se espalhando mais amplamente). Se possível, evite se deslocar para essas áreas, especialmente se você é idoso ou tem diabetes, doenças cardíacas ou pulmonares. Por quê? Essas precauções devem ser tomadas nessas áreas, porque a probabilidade de contrair Covid-19 é maior.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: SES, Covidômetro Floripa e Márcio Batista
Fotos: (FotoMontagem) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.