Levando a sério o Ministério de Jovens e Adolescentes - Mais News

Levando a sério o Ministério de Jovens e Adolescentes

Se você é um pastor, líder da igreja, líder da juventude ou pai, eu imploro que você leve a sério o ministério de jovens e adolescentes. Estou convencido de que o tipo certo de ministério para jovens é necessário agora, mais do que nunca, em nossa história como nação.

Se você é pai de um adolescente, verifique se ele está envolvido em um forte grupo de jovens. Se você é um pastor da igreja, certifique-se de que seu líder de jovens esteja liderando de uma maneira que reflita os verdadeiros valores do Novo Testamento (não apenas diversão, jogos e uma breve lição da Bíblia). Se você é um líder de jovens, construa um Avanço do Evangelho. Discípulos multiplicando o ministério da juventude que prospera pelas razões certas.

Mas, para que isso aconteça, as igrejas devem começar a levar o ministério da juventude a sério e vê-lo como estratégico. Não devemos subestimar sua importância. Por exemplo, algumas igrejas removem sutilmente a prioridade do ministério da juventude, incluindo-a no ministério da família e, lenta mas seguramente, os adolescentes param de aparecer porque o foco mudou. Quando essa mudança ocorre (que geralmente se manifesta em um grande foco no ministério infantil e no enfraquecimento do ministério adolescente), é óbvio para todos ... especialmente para os adolescentes.

Mas onde a maioria das igrejas finalmente demonstra que sua falta de paixão pelo ministério da juventude está em seu orçamento anual. DL Moody disse uma vez que poderia dizer mais sobre as prioridades de uma pessoa com seu talão de cheques do que com seu livro de orações. Da mesma forma, posso dizer mais sobre as prioridades de uma igreja para suas alocações anuais de orçamento do que sua declaração de missão e valores declarados. Infelizmente, o ministério de jovens é frequentemente uma das áreas menos financiadas da igreja. E esses números mostram a visão da igreja sobre o ministério da juventude.

Então, deixe-me explicar por que é mais urgente do que nunca a igreja levar o ministério de jovens e adolescentes a sério. Aqui estão quatro razões:

1. A geração Z é a primeira geração pós-cristã na história de nossa nação

O estudo recente de Barna faz a afirmação não tão surpreendente de que a atual safra de adolescentes (apelidada de "Geração Z") está se afastando das raízes cristãs de nosso país. De fato, a trajetória de rejeição da fé cristã histórica nos Estados Unidos é disparada. E as estratégias tradicionais adicionais usadas na igreja típica para alcançar os adolescentes não estão fechando a lacuna. Eles nem estão chegando perto.

Se precisarmos de algo, devemos restabelecer a importância de alcançar a Geração Z em nossas igrejas e repensar radicalmente as estratégias que estamos usando para alcançá-las. Infelizmente, a maioria dos grupos de jovens fica presa nos anos 80 quando se trata de atingir os adolescentes. Estamos usando estratégias Etch-a-Sketch no mundo da Apple e nos perguntando por que não estamos ganhando impulso.

Mas devemos resolvê-lo. Precisamos das melhores mentes da igreja no convés para fazer isso. Precisamos que idosos, pastores e líderes estejam envolvidos nisso ... não apenas o líder da juventude. A propósito, todos podem baixar uma cópia gratuita do meu livro, Evangelize sua Pastoral Juvenil, aqui para ajudar nessa conversa crucial.

2. Os adolescentes são a igreja de amanhã e hoje!

Estamos perdendo a igreja de amanhã (adolescentes) porque não os estamos levando a sério hoje. Os adolescentes que depositaram sua fé em Jesus têm o Espírito Santo e um dom espiritual. Devemos libertá-los agora para usar seus dons para construir a igreja.

Ao longo da história, Deus usou os adolescentes para mudar o mundo. Pense em como, no Antigo Testamento, Deus usou Davi, Ester, Josias e Jeremias para liderar batalhas, salvar nações e pregar sua verdade. No Novo Testamento, Deus usou principalmente discípulos adolescentes para promover seu Evangelho, primeiro por Jerusalém e, finalmente, por todo o mundo.

Na história da igreja, Deus se moveu no coração de um sobrevivente de 16 anos do tráfico de pessoas, chamado Patrick, para trazer o Evangelho e levar o Evangelho para a Irlanda. Muitos dos pregadores pioneiros do Circuito Wesley eram adolescentes. Jonathan Edwards disse isso do primeiro Grande Despertar: "O avivamento ocorreu principalmente entre os jovens".

Nos últimos tempos, Deus usou um grupo de adolescentes e vinte e poucos anos para gerar o movimento de Jesus. Portanto, outro movimento juvenil surgiu na forma das igrejas Calvary Chapel e Vineyard.

Quando os adolescentes são levados a sério, a igreja prospera. Quando eles não estão, a igreja (eventualmente) morre.

Por quê? Porque esses adolescentes prósperos acabam se tornando membros e líderes prósperos da igreja! O ministério da juventude é um clube agrícola da igreja. E, como em qualquer grande time de beisebol que vence a World Series, existe um grande clube agrícola que os alimenta como grandes jogadores.

3. Os adolescentes buscam e anseiam por uma causa que importa e uma comunidade que se importa

Uma causa que importa:
Agora é a hora de repensar a Grande Comissão como a causa final. Quando fazemos discípulos que fazem discípulos verdadeiros, o tráfico de pessoas é restrito, os famintos são alimentados e os desabrigados são alojados. Tudo de bom sacode daquilo que é ótimo ... a missão que Jesus nos deu por meio de seus discípulos em Mateus 28: 18-20.

Quando apresentamos a missão de fazer e multiplicar discípulos para adolescentes, estamos chamando-os a se tornarem ativistas evangélicos. Estamos convidando você para a causa que mais importa.

Sua atual estratégia de ministério da juventude reflete essa causa de forma clara e convincente (programas, palestras, treinamentos, enfoque etc.)? Caso contrário, assine o webinar de Rock Your Youth Ministry em 25 de outubro. É gratuito e se concentrará em mobilizar seus adolescentes para a causa final!

Uma comunidade que se preocupa com:
"Em vez disso, falando a verdade com amor, cresceremos e nos tornaremos em todos os aspectos o corpo maduro daquele que é a cabeça, isto é, Cristo. A partir dele, todo o corpo, unido e unido por cada ligamento de apoio, cresce. e se acumula. Ele se apaixona, pois cada parte faz seu trabalho ". Efésios 4:15, 16

Adoro esta passagem no que se refere ao ministério de jovens, porque o foco está em uma comunidade que se desenvolve no amor, pois todos trabalham juntos com seus dons únicos em direção a um objetivo comum.

A pastoral juvenil deve ser onde os adolescentes encontram uma verdadeira comunidade. Deve ser o local onde nossos adolescentes têm as amizades mais próximas que são seladas e armadas, enquanto procuram fazer e multiplicar discípulos juntos.

Agradeço a Deus pelos amigos que desenvolvi na adolescência em um grupo de jovens focado no avanço do Evangelho. Até hoje, ainda sou amigo íntimo dessa equipe, pois ainda estamos unidos pela fé no Evangelho. Os laços inquebráveis ​​da amizade são construídos em torno da missão comum e da verdadeira comunidade. Nossos grupos de jovens devem ser o epicentro da construção da amizade ao longo da vida, centrada no Evangelho!

4. É mais provável que os adolescentes permaneçam na igreja a longo prazo depois de experimentar o tipo certo de ministério para jovens

Não tenho evidências estatísticas para provar essa afirmação, mas tenho muitas histórias. Nos últimos 27 anos, tive o privilégio de equipar mais de um milhão de adolescentes para compartilhar sua fé e dezenas de milhares de líderes juvenis para construir ministérios juvenis que promovam o evangelho e se multipliquem pelos discípulos.

Vez após vez, ouvi história após história de adolescente após adolescente que cresceu para conhecer, viver e possuir sua fé (a longo prazo) como resultado de compartilhar sua fé na adolescência. Talvez ele se refira ao que Paulo escreveu a Filemon: "Oro para que você possa compartilhar ativamente sua fé, a fim de conhecer todo o bem que você tem em Cristo Jesus".

Quando os adolescentes compartilham verbalmente sua fé, isso faz com que a propriedade de sua fé penetre profundamente em suas psiques e almas de maneiras que jamais poderíamos imaginar. Talvez seja porque quando os adolescentes compartilham o evangelho, especialmente com um amigo, eles estão arriscando algo muito importante para eles ... sua eqüidade social. Esse mesmo risco aprofunda seu compromisso de longo prazo com o Evangelho.

No momento em que se formam, sua fé se endureceu até certo ponto, porque a compartilharam ao longo do caminho. Os argumentos do professor de filosofia da Universidade 101 contra a existência de Deus não soam tão convincentes porque esses calouros já tiveram essas conversas com amigos ateus no ensino médio. Eles trabalharam na busca de respostas entre a Palavra de Deus e um líder de jovens mentores. Eles são fortes em sua fé.

Temos uma necessidade urgente de duplicar, não apenas a pastoral juvenil, mas o tipo certo de pastoral juvenil. Como existem mais de 300.000 igrejas nos Estados Unidos e apenas 67.000 (ish) escolas de ensino fundamental e médio, se 10% dessas igrejas embarcarem totalmente no trem do Gospel Advance, a situação poderá mudar drasticamente.




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: The Christian Post / Juan Carlos Angeles
Foto: Concordia University Wisconsin News / Divulgação



____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.