Dorme no Senhor Pr Nirton dos Santos - Mais News

Dorme no Senhor Pr Nirton dos Santos


Depois de lutar pela vida há mais de dois meses em uma UTI, com problemas pulmonares, faleceu na tarde deste sábado (11 de Julho) em sua residência, aos 89 anos, o Pastor Nirton dos Santos, viúvo, deixou filhos, entre eles, Deputado Estadual Pr Ismael dos Santos e Pr Nilton dos Santos, presidente da AD Blumenau/SC e Presidente da CIADESCP. Exames apontam negativo para Covid-19. 

O indiscutível pioneirismo, abnegação e renúncia do Pr. Santos e da sua falecida esposa, Isabel M. P. dos Santos, bem como os relatos de seu trabalho de evangelismo por regiões de difícil acesso. Seja de pé, bicicleta, moto ou de carro, Pr. Nirton se revela um obreiro incansável.

Foi um dos mais importantes líderes evangélicos do sul do Brasil, tendo atuação decisiva na Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus em Santa Catarina e Sudoeste do Paraná (CIADESCP), que antes dele que tinha pouco mais de uma dúzia de pastores e número pequeno de fiéis, e, tornou-se a maior Igreja Evangélica do estado, com milhares de fiéis, e templos espalhados em todos os municípios.


Pr Nirton leu mais de 130 vezes a Bíblia Sagrada (de capa a capa)

Pr Nirton dos Santos nasceu em 15 de março de 1931, na cidade de Medeiros/SC. O dia em que nasceu o pastor Nirton foi exatamente em que o pioneiro das Assembleias de Deus em Santa Catarina, André Bernardino da Silva, chegou em Itajaí/SC e realizou o primeiro culto em nosso Estado.

Aos dez anos se tornou órfão e também perdeu sua única irmã, virando menino de rua. Sua história encontra-se em seu livro "Refúgio para um pardal", lançado pela editora Letra Moderna. 

No dia 15 de abril de 1949, uma sexta-feira santa, jamais foi esquecida, pois foi o dia em entregou sua vida ao Senhor. O saudoso pastor Liosés Domiciano ministrava a Palavra na pequena congregação de Caixa D'Água em Guaramirim/SC, quando o Espírito Santo tocou na vida do jovem Nirton, instando com ele que aceitasse oferta de Deus em Cristo Jesus, com lágrimas a rolar no rosto e de braços erguidos, suplicou a misericórdia divina e a alcançou.

Em Timbó, sua primeira igreja como dirigente, no final dos anos 1960, recebeu um dos Pioneiros das Assembléias de Deus no Brasil, o saudoso pastor Daniel Berg, que além de participar do culto, ainda pernoitou uma noite em sua residência.


Pr Márcio Batista recebeu o Pr Nirton em 2007 na Rádio 107.5 FM

Pr Nirton dos Santos no ano de 1963 foi convidado para auxiliar o pastor Antonio Lemos em Blumenau. No dia 17 de fevereiro de 1967 em um culto convencional com a participação do saudoso pastor Morris Cerullo, o Evangelista Nirton dos Santos foi consagrado a pastor. Liderou as igrejas em Timbó, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Lages e Itajaí. Em 1994, após 34 anos como dirigente, se tornou presidente da CIADESCP. Após 27 anos na presidência, entregou o cargo em 2005 e se tornou presidente de honra da organização.

Quando se perguntava ao reverendo Nirton dos Santos qual era seu texto preferido, dizia que era Salmo 84.3 "Até o pardal encontrou casa", e dizia, "O pardal é uma ave desprezível, destituído de qualquer valor comercial. Pois eu era este pardal, porém em Cristo eu encontrei abrigo e segurança". 



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Farol Blumenau, Memórias das AD, Raízes da nossa fé e Capítulos que movem nossas vidas
Fotos: Arquivo pessoal Márcio Batista / Divulgação





____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.