Make Music Day – 120 países tocando juntos - Mais News

Make Music Day – 120 países tocando juntos


A festa mundial da música, realizada em 21 de junho o Make Music Day se tornou um fenômeno global hoje observado por centenas de milhões de pessoas em mais de 1.000 cidades em 120 países, será virtual em 2020, devido à pandemia de coronavírus, conforme anunciaram os organizadores hoje.

Apresentando mais de 5.000 concertos ao ar livre gratuitos, performances, aulas de música, jam sessions e outros eventos musicais nas ruas, calçadas, parques e outros espaços públicos em todo mundo, a celebração deste ano adotará uma abordagem virtual para incentivar todas as pessoas, de todas as habilidades musicais, para comemorar a alegria de fazer música.

Brasil no Make Music Day
Mais de 60 cidades Brasileiras participarão do Make Music Day 2020, demonstrando ainda mais o poder da música para unir, elevar as pessoas, espalhar alegria e criar comunidades em meio a esse período desafiador

Diferentemente dos festivais de música tradicional, o Make Music Day celebra e promove o criador de músicas naturais em todos nós, independentemente da idade, histórico ou nível de habilidade.

O Make Music Day é um convite aberto para que todos possam fazer, curtir, tocar, ensinar e aprender música no dia mais musical do ano.

Segue um papo com coordenador regional na Grande Florianópolis, Rafael Bastos:

MCNews - Como surgiu a ideia do Make Music Brasil (MMB)?
Rafael Bastos - O Make Music Brasil é uma edição do evento global idealizado pela NAMM Foundation, que tem sede na California nos Estados Unidos. O evento acontece no Brasil há 4 anos através do representante da NAMM Foundation aqui no país, Daniel Neves (Presidente da ANAFIMA e diretor da revista Música & Mercado). É uma ação coletiva que visa promover a música em todas as suas esferas: artística, educacional, business entre outros.

MCNews - Onde e quando estará acontecendo?
Rafael Bastos - Dia 21 de Junho durante todo o dia, em todo o território nacional. As ações serão todas no formato online por causa da pandemia do COVID-19.

MCNews - Quais horários que os participantes podem utilizar?
Rafael Bastos - Qualquer horário que ficar conveniente para o participante. O objetivo é alcançar o maior engajamento possível nas redes sociais.

MCNews - Qual a finalidade (objetivo) deste evento mundial?
Rafael Bastos - Promover a música em toda a sua cadeia produtiva, seja: artística, cultural ou educacional.

MCNews - Quem pode participar?
Rafael Bastos - Qualquer pessoa que tem um instrumento musical ou canta. Independente do estilo musical.

MCNews - Como se inscrever, há alguma taxa?
Rafael Bastos - O evento é 100% online e totalmente gratuito. Segue o link de inscrição [clique aqui].

MCNews - Quem canta gospel (música cristã) pode participar?
Rafael Bastos - Claro! "Todo ser que respira louve ao Senhor", não é isso que diz o Salmo 150? Então... é hora dos músicos do segmento gospel fazer sua live, mostrar sua música autoral e quem sabe aumentar seus seguidores na rede social. Inscreva-se e participe! É uma oportunidade sensacional para mostrar sua música e seu trabalho!

MCNews - Quem desejar dirimir as duvidas, há um canal de comunicação?
Rafael Bastos - O evento é coordenado pelo Brasil através de representantes regionais. Entre em contato conosco no e-mail: rafaelbastos@emrb.com.br

MCNews - Obrigado pela entrevista
Rafael Bastos - À disposição.

Lançado na França em 1982 como a Fête de la Musique (Festa da Música), Make Music Day Brasil é impulsionado pela Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA), nos EUA pela The NAMM Foundation e coordenado pela organização sem fins lucrativos Make Music Alliance.

“O Make Music Day é um evento global que mostrar a força da música e como ela rompe barreiras. A música tem salvado o emocional de muitas pessoas neste período de coronavírus”, explica Daniel Neves, presidente da ANAFIMA.

“Neste tempo de distanciamento social, o papel poderoso da música para nos reunir como comunidade é mais importante do que nunca”, disse o presidente da Make Music Alliance, Aaron Friedman. “Embora as reuniões públicas físicas possam não estar acessíveis no momento, ainda podemos permanecer conectados e celebrar a música com pessoas de todo o mundo em 21 de junho”.

Programas de Destaques do Make Music Day Brasil

Ao vivo de casa – As pessoas serão convidadas para postar uma apresentação musical em casa no dia 21 de junho e marcar três amigos para desafiá-los a fazer o mesmo.

Transmissão global ao vivo – Como um “palco principal” do Make Music Day, passará um fluxo de vídeo durante todo o dia 21 de junho, mostrando a rica diversidade de ser produzido em todo o mundo com os participantes do evento.

Live Home Studio (Estúdios de quarto) – Produtores farão música em casa usando sons que as pessoas enviam para eles no momento, enquanto transmitem ao vivo para que todos possam participar do processo de produção.

Aulas on-line ao vivo – Escolas/professores de música no Brasil e no mundo oferecem aulas em grupo gratuitas (diversos instrumento), em vários níveis, do começo ao avançado. As aulas estarão disponíveis via Zoom Conference, Facebook ou Youtube.

Track Meet – Em 21 de junho, equipes de quatro músicos correrão contra o relógio para criar novas faixas originais em um revezamento criativo. Usando a estação de trabalho de áudio virtual SoundTrap, cada músico terá 90 minutos para adicionar sua contribuição antes do próximo companheiro de equipe assumir o comando. No final do dia, a faixa de cada equipe será publicada on-line para que todos possam ouvir.

Serenatas nas janelas – Os músicos se apresentarão nas calçadas das casas de repouso para idosos ou abrigos de menores, levam alegria em forma de música enquanto praticam o distanciamento social. Os moradores podem colar um pedaço de papel colorido na janela para solicitar uma música.

Varanda e quintal musical – Músicos podem se apresentar nas varandas e quintais, embaixo de prédios e até na rua, levando música boa para sua vizinhança.

Make music brasil Varanda e quintal musical – Músicos podem se apresentar nas varandas e quintais, embaixo de prédios e até na rua, levando música boa para sua vizinhança.

DJ Set – Djs podem participar do Make Music Brasil conectando seus equipamentos e marcando uma festa live bem especial!

Todos os eventos do Make Music Day Brasil são gratuitos e abertos ao público.

Para fazer um evento no Make Music Day: Quem deseja se apresentar ou sediar eventos musicais podem se inscrever no https://bit.ly/makemusicbr

Use a hashtag oficial em suas redes sociais: #MakeMusicBrasil #MakeMusicDay #MakeMusicDayBrasil



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Make Music Day e Márcio Batista
Fotomontagem: Márcio Batista




____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.