Um pensar sobre o Brasil - Mais News

Um pensar sobre o Brasil


Nos últimos anos temos visto a população nas ruas pedindo por mudanças e pelo fim da corrupção. No entanto, quando paramos para pensar, vemos claramente que a marcha contra a corrupção não é um processo imediatista ou que envolva ações midiáticas. Antes disso, requer uma mudança nas estruturas do País, uma vez que não se trata de um problema atual, mas que faz parte de um contexto histórico.

Dentre os problemas que o país precisa enfrentar para mudar encontra-se a má distribuição de renda. Indicativo disso é que 75% da população detém apenas 10% da renda. Somos o nono país mais industrializado do mundo, entretanto, temos uma das piores distribuições de renda do planeta; somos o 75º IDH do mundo e a 61ª renda per capita.

O Brasil possui 5570 municípios e muitos destes não possuem uma boa qualidade de vida. Infelizmente não é apenas a nossa infraestrutura que precisa de uma reforma, mas nossa enorme taxa tributária: a maior da América latina. O brasileiro tem que trabalhar cinco meses por ano só para pagar impostos!

Precisamos de uma mudança pontual: a mudança de mentalidade.  Podemos lutar contra esta tendência histórica. Basta buscarmos em tudo o bom senso e a mudança que a sociedade tanto precisa; uma mudança com ética e coerência em todos os sentidos.

Esta mudança deve ser gradual e envolver todos os setores da sociedade, como uma revolução silenciosa. Esta não é uma luta fácil, mas inglória, pois não estamos lutando contra algo novo. A luta é contra um sistema que domina o Brasil há muito tempo, contra o famoso “jeitinho brasileiro”. Para muitos, levar vantagem não é algo errado, mas algo que já se tornou normal e acaba por se tornar “correto”.

Em nosso viver diário, devemos sempre nos lembrar do exemplo de Jesus: “O filho do homem, não veio para ser servido, mas para servir” (Marcos 10:45). Cristo nos deixou os seus ensinamentos como um modelo de vida e diante de cada desafio devemos imitar o exemplo de Cristo através de nosso caráter e integridade pessoal.




Por Orlando Martins
Fotos: The Tico Times


Sobre o autor: Orlando Martins é Vice-presidente da Mais de Cristo, Jornalista, Teólogo e Mestre em Teologia, Reitor da Faculdade Mais de Cristo. Casado com Cleusa e pai da Larissa.

____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.