Pontos turísticos de Florianópolis - Mais News

Pontos turísticos de Florianópolis


Florianópolis é uma das capitais mais belas e encantadoras do Brasil, conhecida como uma ilha paradisíaca e aconchegante. A cidade oferece diversas atrações para os visitantes, que podem desfrutar de suas praias, sua cultura, sua gastronomia e sua natureza. Neste artigo, vamos apresentar os principais pontos turísticos de Florianópolis, que você não pode deixar de conhecer.


Ponte Hercílio Luz

Um dos cartões-postais de Florianópolis é a Ponte Hercílio Luz, que liga a ilha ao continente. A ponte foi inaugurada em 1926 e é a maior ponte pênsil do Brasil. Ela foi restaurada recentemente e reaberta ao público, que pode atravessá-la a pé, de bicicleta ou de ônibus. À noite, a ponte fica iluminada e cria um belo cenário na paisagem.


Mercado Público

Outro ponto turístico imperdível é o Mercado Público, que fica no centro histórico da cidade. O mercado foi construído em 1898 e é um dos principais locais de comércio e lazer de Florianópolis. Lá, você pode encontrar produtos típicos da região, como artesanato, frutos do mar, temperos e cachaças. Você também pode saborear a culinária local em seus bares e restaurantes, que servem pratos como a sequência de camarão, a ostra gratinada e o pastel de berbigão.


Praça XV de Novembro

A Praça XV de Novembro é outro lugar que vale a pena visitar no centro histórico. A praça é uma das mais antigas da cidade e abriga uma imponente figueira centenária, que é considerada um símbolo de Florianópolis. A praça também é palco de eventos culturais e manifestações populares. Ao redor da praça, você pode apreciar a arquitetura colonial de alguns edifícios históricos, como a Catedral Metropolitana, o Palácio Cruz e Souza e o Museu Victor Meirelles.


Praias

Se você gosta de natureza e de praias, Florianópolis é o destino ideal para você. A cidade possui mais de 40 praias, que agradam a todos os gostos e estilos. Você pode escolher entre praias urbanas, como a Beira Mar Norte, que tem uma ótima infraestrutura e uma bela vista para a ponte Hercílio Luz; praias badaladas, como Jurerê Internacional, que é famosa por sua vida noturna e por suas mansões luxuosas; praias selvagens, como a Lagoinha do Leste, que é acessível apenas por trilha ou por barco; e praias ideais para o surfe, como a Joaquina, que tem ondas perfeitas e dunas de areia.


Lagoa da Conceição

Além das praias, Florianópolis também tem outros atrativos naturais, como a Lagoa da Conceição, que é a maior lagoa da ilha e um dos principais pontos turísticos de Florianópolis. A lagoa é cercada por morros, dunas e vegetação, e oferece diversas opções de lazer, como passeios de barco, stand up paddle, caiaque, windsurfe e kitesurfe. A lagoa também tem uma boa variedade de bares, restaurantes, cafés e lojas, que atraem muitos turistas e moradores.


Ilha do Campeche

Outro lugar que você não pode deixar de conhecer é a Ilha do Campeche, que fica a cerca de 1,5 km da costa sul da ilha. A Ilha do Campeche é uma reserva natural e arqueológica, que preserva uma rica biodiversidade e mais de 100 sítios com inscrições rupestres. A ilha tem uma praia de areia branca e água cristalina, que lembra o Caribe. Você pode chegar à ilha de barco, saindo de vários pontos, como a Praia da Armação, a Praia do Campeche e a Barra da Lagoa.


Santo Antônio de Lisboa

Florianópolis também tem uma forte tradição cultural, que se reflete em seus bairros históricos, como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha. Esses bairros conservam a arquitetura e o modo de vida dos colonizadores açorianos, que chegaram à ilha no século XVIII. Você pode visitar as igrejas, as casas, os museus e os ateliês de artesanato desses bairros, e também provar a gastronomia típica, baseada em frutos do mar, especialmente nas ostras, que são cultivadas na região.


“Florianópolis é um destino diverso”, diz Topázio Neto, prefeito de Florianópolis. “As praias são o maior chamariz de Floripa, com certeza, pela diversidade e beleza! Mas nossa cidade tem muito mais pra oferecer. Natureza, história, cultura, gastronomia e até uma galeria de arte espalhada pelos prédios do centro. Recebemos visitantes o ano todo e nos preparamos para isso. Entre dezembro e março, nossa expectativa é de mais de 2,5 milhões de turistas por aqui”.


Florianópolis é uma cidade que tem muito a oferecer aos seus visitantes, que podem desfrutar de suas belezas naturais, de sua cultura, de sua gastronomia e de sua hospitalidade. Se você está planejando viajar para Florianópolis, não deixe de conhecer os principais pontos turísticos que listamos neste artigo, e aproveite ao máximo a sua estadia na ilha do encanto e turismo.



Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Pedro Perez/PMF) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.