Alimento mais completo aos bebês - Mais News

Alimento mais completo aos bebês


Aleitamento materno deixa os bebês mais protegidos das infecções


O leite materno é considerado o alimento mais completo para os bebês, pois contém todos os nutrientes que eles precisam até os seis meses de vida. Além disso, o leite materno também funciona como uma vacina natural, pois é rico em anticorpos e outros fatores de defesa que protegem a criança de diversas doenças.


Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno pode prevenir diarreias, infecções respiratórias e alergias, que são as principais causas de morte infantil no Brasil. O leite materno também diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.


Um estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas mostrou que crianças que foram amamentadas exclusivamente no peito até os seis meses tiveram um risco 14% menor de morrer por infecções do que aquelas que receberam outros alimentos antes dessa idade. O estudo acompanhou mais de 5 mil crianças desde o nascimento até os cinco anos de idade.


O aleitamento materno também beneficia a mãe, pois ajuda a reduzir o sangramento após o parto, a prevenir o câncer de mama e de ovário, e a favorecer o retorno ao peso normal. Além disso, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, contribuindo para o seu desenvolvimento emocional e cognitivo.


Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recomendam que os bebês sejam amamentados exclusivamente no peito até os seis meses de vida, e que recebam alimentos complementares saudáveis a partir dessa idade, mantendo o aleitamento materno até os dois anos ou mais.


No Brasil, a campanha Agosto Dourado incentiva o aleitamento materno e promove ações de conscientização sobre a sua importância para a saúde da mãe e do bebê. A campanha também defende o direito das mulheres de amamentar em qualquer lugar e momento, sem constrangimento ou discriminação.


Portanto, amamentar é um ato de amor que salva vidas e garante um futuro melhor para as crianças. Se você é mãe ou pretende ser, procure orientação médica sobre como amamentar corretamente e aproveite esse momento único com o seu filho.



Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Hosnyalah/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.