Drones ajudam na polinização - Mais News

Drones ajudam na polinização


Maçã tech: o uso de drones e tablets no cultivo da fruta em Santa Catarina


Santa Catarina é um dos maiores produtores de maçã do país, com mais de 15 mil hectares de área cultivada, principalmente das variedades fuji e gala. A fruta é uma das mais consumidas pelos brasileiros e exige cuidados especiais para garantir uma boa qualidade e produtividade.


Um dos processos mais importantes para o desenvolvimento da maçã é a polinização, que consiste na transferência do pólen das flores masculinas para as femininas, possibilitando a formação dos frutos. Atualmente, essa polinização é feita de forma natural, com a ajuda de abelhas que são instaladas nas plantações durante o período de floração.


No entanto, essa realidade está prestes a mudar com o auxílio da tecnologia. Uma empresa de Tijucas, na Grande Florianópolis, está testando o uso de drones para realizar a polinização das macieiras. A solução veio dos Estados Unidos e promete ser mais eficiente e econômica do que o método tradicional.


Segundo a empresa, cada drone é capaz de polinizar até 30 hectares por dia, usando um pólen selecionado e de melhor qualidade. Além disso, o drone pode voar em qualquer condição climática e evitar os riscos de contaminação das abelhas por agrotóxicos ou doenças.


Outra novidade tecnológica que já vem sendo adotada pelos produtores de maçã é o uso de tablets com um sistema de irrigação eletrônica, que também permite a aplicação de insumos e defensivos nas plantas. Com esse sistema, o produtor pode controlar em tempo real a quantidade e a frequência de água e produtos que são utilizados nos pomares, evitando desperdícios e prejuízos.


Essas inovações mostram como a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento da fruticultura em Santa Catarina, trazendo benefícios tanto para os produtores quanto para os consumidores.



Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Notiserra SC) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.