Black Friday em alta - Mais News

Black Friday em alta


Black Friday deve movimentar mais de 4 bilhões de reais

Expectativa de crescimento das vendas de 1,3% em 2022


O final de semana da "Black Friday", que inaugura a temporada de compras para o Natal, deve movimentar mais de 4 bilhões de reais. 


Os dados são da Confederação Nacional do Comércio, que elevou para 1,3% a expectativa de crescimento das vendas nessa data, em 2022, o que será a maior movimentação financeira desde que o "Black Friday" foi incorporado ao calendário do varejo nacional, em 2010. 


Caso seja confirmada essa expectativa, o faturamento terá crescimento de 1,1% em relação ao ano passado, descontada a inflação.


Cuidados na Black Friday em compras online


Para evitar problemas durante a data promocional do comércio, a recomendação é seguir as orientações da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP):

- Evitar sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular, sem e-mail corporativo;

- Preferir fornecedores reconhecidos ou indicados por amigos e familiares. Pesquisar sua reputação em sites que avaliam lojas virtuais;

- Jamais fazer transações on-line em lan houses, cyber cafés, computadores ou redes públicas, pois as máquinas podem não estar adequadamente protegidas;

- Se contratar entrega em domicílio, solicitar que o prazo seja registrado na nota fiscal ou recibo. No Estado de São Paulo, a Lei da Entrega (nº 13.747/2009) obriga o fornecedor a oferecer a possibilidade de agendar a data e o período de entrega do item ou de prestação do serviço;

- Somente assinar o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. Se for constatada irregularidade, ela deve ser informada, justificando o não recebimento;

- Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet), o consumidor tem prazo de sete dias para o desistir da operação, sem precisar apresentar justificativa. O período é contado a partir da data de aquisição do produto ou de seu recebimento.





Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Agência Brasil / Patrícia Serrão e Procon/SP
Foto: (TSE) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.