Dia do Hospital - Mais News

Dia do Hospital


Hoje, 02 de Julho é o Dia do Hospital


A instituição dessa data, através do Decreto Nº 50.871, de 27 de junho de 1961, tem como objetivo comemorar a criação dos hospitais no Brasil. Esta é uma forma de homenagear a instituição e os profissionais que trabalham na área da saúde, como médicos, enfermeiros, radiologistas, terapeutas, psicólogos, entre outros. 


É uma boa data para nos lembrarmos da importância que essas infraestruturas têm para a sociedade e que parte da população brasileira ainda carece de acesso aos hospitais. A origem dos hospitais remete a Idade Média, quando as ordens religiosas começaram a acolher e cuidar de doentes em suas dependências. Antes de existirem hospitais, era muito mais difícil tratar as pessoas, e a taxa de mortalidade em caso de doença ou acidente era bem maior. 


Um hospital pode ser público, oferecendo serviços médicos gratuitos através do Estado, ou privado, quando o paciente paga pelo serviço que recebe. Esta data é celebrada em 2 de julho em homenagem à data de fundação do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Santos, no estado de São Paulo, em 1945, considerado um dos maiores do Brasil. A inauguração foi feita no local onde já existira um hospital. Em 1543, a Santa Casa de Misericórdia de Santos foi fundada pela primeira vez por Brás Cubas (1507-1592), um fidalgo português. 


Ao longo dos séculos foram sendo reconstruídos e inaugurados vários conjuntos no Hospital, mas apenas aquele inaugurado por Getúlio Vargas em 1945 existe ainda hoje.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Instituto Maria Schmitt) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.