Estabelecimento da jornada de oito horas na indústria - Mais News

Estabelecimento da jornada de oito horas na indústria


Hoje, 4 de Maio é o Estabelecimento da jornada de oito horas na indústria


O governo de Getúlio Vargas, no dia 4 de maio de 1932, estabeleceu a Consolidação das Leis Trabalhistas que, entre outras coisas, instituiu a jornada de oito horas de trabalho, direito às férias e à aposentadoria. 


Levou muito tempo para que os trabalhadores conquistassem a jornada de oito horas diárias. A Inglaterra, país pioneiro da Revolução Industrial, fixou a jornada de 10 horas diárias em 1847, o que era um avanço pois os demais países europeus tinham jornadas de 12 a 14 horas diárias.  Nos Estados Unidos, era de 11 a 13 horas diárias. 


Na América Latina, o Uruguai e o México adiantaram-se à tendência mundial. Em 1915, o Uruguai implantou a jornada de 8 horas diárias. A Revolução Mexicana (1910-1920) produziu a Constituição de 1917 que, no artigo 123, estabelecia a jornada de 8 horas, além de garantir o direito de greve e proteção às mulheres e crianças. 


Em 1919, por iniciativa de empresas ou por força de lei, muitos países adotaram a jornada de 8 horas diárias como foi o caso da França, Portugal, Espanha e Japão. A primeira Convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT), assinada em 1919, tratou justamente da duração de trabalho. A Convenção 1 estabeleceu a adoção do princípio de oito horas diárias ou 48 horas semanais. Em 1935, a Convenção 40 passou a recomendar a jornada de 40 horas semanais.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Molina Tomaz Sociedade de Advogados) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.