Dia Internacional do Bombeiro - Mais News

Dia Internacional do Bombeiro


Hoje, 4 de Maio é o Dia Internacional do Bombeiro 


Este dia foi instituído após o recebimento de inúmeros e-mails de todo o mundo em 04 de Maio de 1999 devido a uma tragédia na Austrália, de comoção internacional, pois cinco Bombeiros que combatiam um incêndio florestal morreram quando uma mudança de vento repentina fez com que o caminhão onde estavam fosse engolido pelas chamas. 


Esta tragédia alertou o mundo para os riscos da profissão, e a grande quantidade de Bombeiros que morrem todo ano em todo mundo no exercício da profissão ou por complicações adquiridas deste exercício. Os objetivos deste dia são: Promover a profissão e sua importância, valorização e desenvolvimento junto a toda sociedade. 


Chamar atenção a necessidade de melhora continua na formação e desenvolvimento daqueles que exercem a profissão, seja no meio público ou privado, remunerado ou voluntário. Conscientizar e buscar continuamente melhores condições de trabalho e meios de segurança e proteção para as pessoas em seu exercício. 


Homenagear e honrar a memória daqueles que morreram durante o exercício da profissão ou em decorrência de complicações deste trabalho. Neste dia se homenageiam todas as pessoas e profissionais envolvidos no atendimento as emergências, seja antes, durante ou depois da ocorrência, ao pessoal de saúde, de logística, transporte, administração, comunicação, engenharia, todos são contemplados nesse dia. 


Tradicionalmente no Brasil, o dia nacional do Bombeiro está associado a data de leis como 12 de janeiro em alusão a lei 11901 que regulamenta a profissão de Bombeiro Civil e o dia 2 de julho alusivo ao Corpo de Bombeiros provissório da corte de Don Pedro II.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Information Age) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.