Dia Internacional da Luta contra a Endometriose - Mais News

Dia Internacional da Luta contra a Endometriose


Hoje, 7 de Maio é o Dia Internacional da Luta contra a Endometriose


A data visa o combate contra a Endometriose, contribuindo para um diagnóstico precoce da doença, que atinge principalmente mulheres em idade fértil. No Brasil, mais de 6 milhões de mulheres tem esta doença, cujo diagnóstico pode demorar muitos anos para acontecer. 


A doença atinge de 10% a 15% das mulheres em idade de reprodução (dos 15 aos 45 anos), segundo dados da Associação Brasileira de Endometriose. Estima-se que pelos menos 6 milhões de mulheres sofram com a doença no país. A endometriose acontece quando o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce para fora do órgão. 


Os fragmentos vão parar no ovário, nas trompas e até em regiões vizinhas. Mesmo deslocado, o tecido excedente é estimulado a crescer e, na hora da menstruação, descama junto com o endométrio original. A partir daí, surgem as cólicas intensas, o desconforto e, com o tempo, dificuldades para engravidar. Além disso, o risco de câncer de ovário é mais alto em mulheres com o problema. 


É difícil estabelecer as causas da endometriose, mas, em parte, o distúrbio é provocado pela menstruação retrógrada, quadro em que pequenas porções de sangue voltam pelo canal vaginal e se alojam aonde não deveriam. Isso ocorre pelo estímulo constante do estrogênio, hormônio que faz o endométrio aumentar de tamanho e sangrar todos os meses. 


A data não é meramente simbólica, mas tem o objetivo de incluir a sociedade no esforço de conscientização sobre a doença e garantir o diagnóstico precoce. Ao reconhecer da doença, é possível apresentar os caminhos para um tratamento efetivo e oferecer um atendimento digno e de qualidade para essas mulheres, principalmente no Sistema Único de Saúde.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Vogue) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.