Dia do Instrumentador Cirúrgico - Mais News

Dia do Instrumentador Cirúrgico


Hoje, 6 de Maio é o Dia do Instrumentador Cirúrgico


Eles fazem a verificação de materiais e equipamentos necessários utilizados antes, durante e após a cirurgia, controlando e fornecendo o material ao Médico-cirurgião e seus auxiliares no ato da operação. Sua função é de extrema importância para o bom desempenho do ato cirúrgico.


É da responsabilidade do instrumentador o perfeito funcionamento de  instrumental e equipamentos usados pelo cirurgião. O profissional responsável por ordenar e controlar o cirúrgico, prepará-lo e apresentá-lo aos médicos e auxiliares além de outras funções. 


Dentre as diversas funções executadas pela Enfermagem em um Centro Cirúrgico, a de instrumentador é aquela que auxilia a equipe cirúrgica e fornece os instrumentais para a realização do ato operatório. O instrumentador é fundamental para o ato cirúrgico, que contribui para amenizar o tempo cirúrgico, garantir a assepsia e zelar pelo uso correto dos instrumentais. E após encerrado esse trabalho dos médicos, responsável pela guarda e envio de material para esterilização. 


Ao Instrumentador Cirúrgico é necessário conhecer as diversas áreas do corpo humano como anatomia, entender de assepsia, biossegurança, células e tecidos, fisiologia e microbiologia. Também precisam ter grande afinidade com o cirurgião e os demais profissionais que atuam no centro cirúrgico para que o trabalho transcorra sem problemas.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (OR Today) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.