Dia Mundial da Luta contra a Malária - Mais News

Dia Mundial da Luta contra a Malária


Hoje, 25 de Abril é o Dia Mundial da Luta contra a Malária


A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Toda pessoa pode contrair a malária. Indivíduos que tiveram vários episódios de malária podem atingir um estado de imunidade parcial, apresentando poucos ou mesmo nenhum sintoma no caso de uma nova infecção. 


Contraída por meio da picada de um mosquito infectado, a malária é uma das principais causas de mortes no mundo, com 228 milhões de casos e 405 mil mortes em 2018. Nas Américas, a transmissão permanece endêmica em 19 países e territórios – entre eles, o Brasil. Por isso, diversas localidades brasileiras têm utilizado estratégias eficazes para eliminar a doença. 


Não importa onde vivamos, devemos garantir que ninguém morra por picada de mosquito. Políticos tomadores de decisão, setor privado, sociedade civil, comunidade acadêmica e o público, precisam promover ações que protejam famílias, comunidades e países. Ao construir sistemas de saúde e de vigilância resilientes, milhões de vidas serão salvas em um futuro mais saudável e equitativo que não deixe ninguém para trás.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Exame) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.