Dia Catarinense da Conscientização sobre a Síndrome da Alienação Parental - Mais News

Dia Catarinense da Conscientização sobre a Síndrome da Alienação Parental


Hoje, 25 de Abril é o Dia Catarinense da Conscientização sobre a Síndrome da Alienação Parental


Síndrome da Alienação Parental é um distúrbio da infância caracterizado pela doutrinação do menor, usualmente por parte do genitor guardião, a fim de alienar o outro progenitor da vida da criança. Mulheres sobreviventes de violência doméstica e mães que perderam a guarda dos filhos e filhas, têm denunciado maus-tratos, negligências ou violências sexuais cometidas pelos pais. 


De acordo com a psicóloga Valéria Correia Magalhães, a escola tem um papel importante na prevenção da alienação parental. “O alienador geralmente tem argumentações bastante contundentes e na escola ele tem acesso ao filho e suas atividades pedagógicas. Ele pode bloquear o contato do outro genitor; ter exclusivamente o acesso ao desempenho do filho, bem como às metas pedagógicas, aos horários de entrada e saída da escola, podendo, por exemplo, pegar o filho antes que o outro genitor chegue ou até bloquear o acesso dele. Enfim, a equipe escolar deve estar preparada para identificar atos que configurem essa interferência psicológica”, afirma Valéria, que também é doutoranda em Saúde Integral no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP).




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (The Conversation) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.