Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl - Mais News

Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl


Hoje, 26 de Abril é o Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl


Desastre de Chernobil foi um acidente nuclear catastrófico ocorrido entre 25 e 26 de abril de 1986 no reator nuclear nº 4 da Usina Nuclear de Chernobil, perto da cidade de Pripyat, no norte da Ucrânia Soviética, próximo da fronteira com a Bielorrússia Soviética. 


A cooperação internacional ainda é necessária para lidar com consequências na região de 155 mil km² entre Belarus, Ucrânia e Rússia; cerca de 8,4 milhões de pessoas foram atingidas pela radiação. As áreas agrícolas, de aproximadamente 52 mil km², foram contaminadas com césio-137 e o estrôncio-90. Mais de 400 mil pessoas foram realojadas em outras áreas, mas milhões continuaram vivendo em locais onde a exposição à radiação causou uma série de efeitos adversos. 


Os restos do prédio do reator número 4 foram colocados em uma grande cobertura chamada "Estrutura de Abrigo", mas conhecida como "sarcófago". O objetivo da estrutura era reduzir a dispersão dos restos de poeira e detritos radioativos dos destroços, limitando assim a contaminação radioativa e a proteção do local contra intempéries.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Trips to Ukraine by Nordic Travel Trips to Ukraine by Nordic Travel) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.