Dia do Hino Nacional Brasileiro - Mais News

Dia do Hino Nacional Brasileiro


Hoje, 13 de Abril é o Dia do Hino Nacional Brasileiro


A música do Hino Nacional do Brasil foi composta por Francisco Manuel da Silva em 1822. A letra do Hino veio anos mais tarde, em 1909, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927). O Hino Nacional Brasileiro – composto por Francisco Manuel da Silva – se tornou oficial durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil, em 1922. 


No entanto, a letra e música que é conhecida atualmente – composta por Joaquim Osório Duque Estrada – só foi oficializada em 1º de setembro de 1971, através da lei nº 5.700. O Hino Nacional é um dos símbolos da República Federativa do Brasil, e desde 2009 é obrigatório que seja cantado pelo menos uma vez por semana em todas as escolas públicas e particulares do país. 


O processo de criação de um hino nacional que representasse a independência do Brasil foi bastante complicado. A escolha do dia 13 de abril para comemorar do Dia do Hino Nacional é uma referência a uma manifestação que ocorreu nesta data em 1831, quando o ex-imperador do Brasil, D. Pedro I, embarcava para Portugal. 


O Hino Brasileiro está cheio de palavras bastantes difíceis, especialmente para crianças. Uma boa dica de atividade para o Dia do Hino Nacional é fazer exercícios que ajudem as crianças a aprenderem a letra, como: Ouvir o hino e tentar completar espaços em branco na letra; Brincar de “Jogo da Forca” com as palavras difíceis do Hino; Fazer um desfile com a música do Hino Nacional; Fazer um videoclipe que represente a essência do Hino Nacional Brasileiro; Fazer desenhos e pinturas que simbolizem a letra do Hino Nacional.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Escola Messias Antônio-Inhaúma) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.