Turquia sai da Convenção de Istambul - Mais News

Turquia sai da Convenção de Istambul


ONU pede à Turquia que retorne à Convenção de Istambul sobre violência à mulher

A cada três meses de bloqueio, mais 15 milhões de mulheres em todo o mundo são atingidas pela violência


A ONU Mulheres está preocupada com a saída da Turquia da Convenção de Istambul sobre violência a mulheres.


Em comunicado conjunto com ao Sistema das Nações Unidas no país, a agência pediu à Turquia que retorne ao tratado de prevenção à violência de gênero e doméstica.


Pandemia

Segundo a agência da ONU, o anúncio é feito num momento em que existe uma ação concertada internacionalmente para acabar com a violência a meninas e mulheres, e quando a própria ONU Mulheres procurar mobilizar mais ação entre as gerações para o tema.


Os casos de agressão a mulheres têm aumentado durante a pandemia da Covid-19 em todo o mundo. Muitas vezes por causa do confinamento social e de medidas de combate à crise global de saúde.


Para a ONU, a solidariedade das nações é fundamental para acabar com a chamada “pandemia paralela” do novo coronavírus, ou seja: a violência de gênero.


Compromisso

A agência lembrou ainda o apelo do secretário-geral António Guterres sobre o fim da violência a mulheres e disse que o compromisso dos países com a Convenção de Istambul é um elemento-chave para o sucesso.


No comunicado, a ONU Mulheres ressalta que se junta a todos que pedem ao governo da Turquia para seguir implementando o direito das mulheres e meninas e combatendo todas as formas de discriminação feminina. 


Neste momento, a ONU está realizando a 65ª. sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, CSW, que avalia justamente os avanços dos direitos das mulheres em todos os Estados-membros num fórum mundial com governos, sociedade civil e setor privado.


A CSW deve terminar na próxima semana.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: ONU News
Foto: (Baltics News) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.