Dia do Seringueiro - Mais News

Dia do Seringueiro


Hoje, 3 de Março é o Dia do Seringueiro


Iniciar o dia bem cedo para aproveitar a produtividade do látex é a rotina diária dos seringueiros. Estes são os responsáveis na produção de borracha natural. Ótima opção de reflorestamento, a heveicultura é uma atividade econômica de grande rentabilidade aos produtores. 


O trabalho de um profissional da área, requer muito conhecimento e cuidado com as seringueiras. É importante ter conhecimento de zoneamento agroclimático de sua propriedade. Saber se a área está apta ao plantio de seringueira, usar: mudas de qualidade, provenientes de um viveirista, certificado pelo Ministério da Agricultura, e ter um bom acompanhamento técnico. 


Geralmente, a seringueira começa a ser sangrada após o sétimo ano do plantio, quando deve atingir 50 cm de diâmetro do tronco e uma altura de 1 metro e 20 centímetros do solo, com, no mínimo, 6 milímetros de incremento de casca. Ao iniciar a sangria, deve ser adotado um sistema adequado ao tamanho do plantio e aos clones utilizados. 


A sangria se faz ao longo do ano, interrompendo somente no período de senescência, conhecido como o período de troca de folhas, que dura mais ou menos um mês. No Espírito Santo, o sistema de sangria mais utilizado é o S2 D4, quando o seringueiro toma conta de quatro lotes e a sangria é feita em rodízio.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (O Eco) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.