Dia do Corpo de Intendentes da Marinha - Mais News

Dia do Corpo de Intendentes da Marinha


Hoje, 3 de Março é o Dia do Corpo de Intendentes da Marinha


É o Corpo de Oficiais que gerenciam e conduzem as atividades de Administração, Abastecimento e Finanças nas Organizações Militares da Marinha. O Corpo de Intendentes da Marinha é o corpo de oficiais da Marinha do Brasil que exercem cargos relativos à aplicação e ao preparo do Poder Naval, que visem ao atendimento das atividades logísticas e das relacionadas com a economia, as finanças, o patrimônio, a administração e o controle interno. 


Em 3 de março de 1770, José I de Portugal e o seu Primeiro Ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, marquês de Pombal, assinam, no Palácio da Ajuda, o alvará de criação do cargo de Intendente da Marinha e Armazéns Reais,[nota 3] ditando procedimentos para a administração fazendária da Capitania da Bahia, e definindo as atribuições das Juntas da Administração da Fazenda na mesma Capitania. 


O primeiro Intendente da Marinha foi Rodrigo da Costa de Almeida, que exercia o cargo de Provedor da Alfândega da Bahia.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Focus Concursos) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.