Vacinas da Índia chegam ao Brasil - Mais News

Vacinas da Índia chegam ao Brasil


2 milhões de doses de vacina da Índia contra Covid-19 chegam ao Brasil

Plano é começar a distribuição aos estados neste sábado


Às 17h24 desta sexta-feira o avião da empresa Emirates pousou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com 2 milhões de doses da Covishield. É a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz e fabricada pelo Instituto Serum, na Índia.


Debaixo de uma garoa leve, autoridades esperavam na pista do aeroporto o desembarque da carga, entre elas, os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que atuaram junto ao governo indiano para liberação do envio das vacinas. A expectativa inicial era receber essas doses no sábado passado.


De acordo com a agência de notícias Reuters, o governo da Índia só autorizou o envio após o começo da campanha de vacinação por lá, que também ocorreu no sábado. Primeiro foram contemplados seis países vizinhos, que receberam doses doadas. Nessa quinta-feira começou o envio para os países que pagaram pelas vacinas. O Brasil e o Marrocos são os primeiros a receber. Depois vêm a África do Sul e a Arábia Saudita.


Agora as vacinas passam pelos trâmites alfandegários e, ainda nesta sexta-feira, serão enviadas para o Rio de Janeiro, onde fica a sede da Fiocruz, em um avião da Azul. A expectativa é que as vacinas cheguem ao Rio às 22h. Lá, elas vão ser recebidas pelo ministro Pazuello e pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.


Ao longo da madrugada e da manhã deste sábado, as doses vão passar por testes de qualidade e vão receber etiquetas. À tarde, os 2 milhões de doses da Covishield começam a ser enviados para os estados para serem incorporados ao Plano Nacional de Imunização.




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Victor Ribeiro / Radioagencia Nacional
Foto: (IE) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.