Vacinas da Índia chegam ao Brasil - Mais News

Vacinas da Índia chegam ao Brasil


2 milhões de doses da vacina Covishield contra a Covid-19, desenvolvida em parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, produzida pelo Instituto Serum na Índia e em colaboração com a Fiocruz, chegaram ao Brasil. A aeronave da Emirates aterrissou no Aeroporto de Guarulhos, São Paulo, às 17h24 desta sexta-feira, trazendo essa carga valiosa.


Autoridades brasileiras, incluindo os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, estavam presentes na pista do aeroporto para receber as doses, após intensa negociação diplomática para garantir o envio. Inicialmente, a expectativa era que as doses chegassem no sábado anterior.


Segundo informações da agência Reuters, o governo indiano só permitiu o envio após o início de sua própria campanha de vacinação, que começou no sábado anterior. Inicialmente, seis países vizinhos receberam doações de doses, e agora as nações que adquiriram as vacinas estão recebendo, sendo o Brasil e o Marrocos os primeiros, seguidos pela África do Sul e Arábia Saudita.


As doses passarão pelos procedimentos alfandegários e serão transportadas para o Rio de Janeiro ainda nesta sexta-feira, em um avião da Azul. A chegada está prevista para as 22h. No Rio, as vacinas serão recebidas pelo Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.


Durante a madrugada e a manhã de sábado, as doses serão submetidas a testes de qualidade e receberão etiquetas. À tarde, as 2 milhões de doses da Covishield começarão a ser distribuídas para os estados, como parte do Plano Nacional de Imunização.




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Victor Ribeiro / Radioagencia Nacional
Foto: (IE) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.