Proibido exportar seringas e agulhas - Mais News

Proibido exportar seringas e agulhas


Governo proíbe exportação de seringas e agulhas

Portaria da Secretaria de Comércio Exterior estabeleceu a restrição


A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia publicou uma portaria em que proíbe a exportação de seringas e agulhas. Agora, esses insumos só poderão ser vendidos para fora do país com uma autorização especial.


Esses não são os primeiros produtos a sofrerem restrições à exportação. Desde o início da pandemia, o governo tem proibido a venda ao exterior de alguns insumos e produtos considerados essenciais para o enfrentamento à covid-19. Entre eles, ventiladores pulmonares, Equipamentos de Proteção Individual para profissionais de saúde, camas hospitalares e máscaras de proteção facial.


A portaria com a registrarão para exportação de vacinas foi publicada poucos dias após um pregão do Ministério da Saúde para aquisição de mais de 330 milhões de unidades de seringas e agulhas.


Na semana passada, a Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, emitiu uma série de notificações para fabricantes de seringas e agulhas para saber dados sobre a produção e comercialização desses produtos, além de uma previsão sobre os preços a serem praticados. A secretaria quer analisar se haverá risco de desabastecimento. As empresas têm 10 dias para responder às notificações.


Com a expectativa para o início da vacinação contra a covid-19, essas medidas visam conseguir os insumos básicos para poder fazer a imunização nacional.


 


Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Lucas Pordeus León / Radioagencia Nacional
Foto: (Shutterstock) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.