Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos - Mais News

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos


Hoje, 30 de Janeiro é o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos


As histórias em quadrinhos no Brasil (também chamadas de HQs, gibis, revistinhas, ou historietas) começaram a ser publicadas no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras. 


As histórias em quadrinhos são um modelo de leitura que mistura elementos textuais e visuais, criando a sensação de sequenciamento das cenas. Os tipos de histórias em quadrinhos existentes são 7: Cartoons, Mangás , Gibis, Tirinhas, Caricaturas, Charges e Comics. 


Elas compõem o quadro dos chamados textos narrativos, onde a história se passa com diferentes tipos de personagens, ocorridas em determinado local, durante certo espaço de tempo. Geralmente, o objetivo maior é o entretenimento com forma de divertir, causar o humor. Mas podem também transmitir uma informação, uma alerta à população. Como é o caso das famosas campanhas comunitárias relacionadas a riscos de doenças, ao desperdício de água, aos problemas causados pelo trânsito, entre outros.


Nossa homenagem ao desenhista e youtuber Lionel Lucas, em seu nome, homenageamos todos os desenhistas e cartunistas.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Lionel Lucas) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.