Fortes chuvas provocam estragos - Mais News

Fortes chuvas provocam estragos


Fortes chuvas provocam estragos e deixam sete vítimas no Alto Vale do Itajaí


Fortes chuvas que atingiram Santa Catarina na madrugada desta quinta-feira, 17, provocaram estragos e deixaram desalojados em municípios do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis. 

 

A Defesa Civil na Quarta-feira emitiu um alerta apresentando a seguinte previsão: Condição de ocorrência de temporais nesta quarta-feira (16), com potencial para ocorrência de tempo severo de forma pontual. Nas áreas em amarelo do mapa há risco de queda de granizo e rajadas de vento. Não se descartam alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais. [Griffo nosso].


A Defesa Civil aconselha que os cidadãos aguardem, dentro do possível, a escoação da água para que possam sair de suas casas. A chuva complica o acesso do Jardim Eldorado, com a BR-101, da Ponte do Imaruím com a BR-101, a Praça da Bandeira, no Centro, também tem inundação. 


Em Palhoça, a Epagri registrou 63 mm de chuva desde a noite dessa quarta (16) até esta manhã de quinta, na estação meteorológica do Rio Cubatão. 


"Esses bairros ficam na região Central, também há ocorrências no Sul de Palhoça, tem pontos em vários locais do município. Estamos desde as 3h da madrigada atendendo os chamados. Tivemos algumas casas atingidas pela enxurrada, mas até o momento (7h), não foi necessário fazer abertura de abrigo. Agora, estamos monitorando e analisando o pico da maré, já que a cidade é costeira e tem influência a maré alta", informou Júlio Marcelino, Coordenador Municipal de Defesa Civil. 


Na Grande Florianópolis, a região de Palhoça foi a mais atingida. Motoristas encaram dificuldades na região do Shopping Via Catarina, no bairro Passa Vinte, onde várias ruas têm acúmulo de água, o que impossibilita o tráfego de automóveis. 


Foram confirmadas seis vítimas fatais em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, em função de uma forte enxurrada provocada por 125 milímetros de chuva em um espaço de apenas seis horas. 


Em Ibirama casas foram levadas pela força das águas e abrigos foram abertos para a população. Uma vítima fatal foi localizada na manhã de hoje no bairro Ariado, o corpo ainda não foi identificado.


Equipes da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuam desde a madrugada no resgate e levantamento de perdas. Um boletim consolidado será divulgado às 10h.


Com os grandes índices pluviométricos o sistema de operação das barragens entrou em funcionamento na madrugada desta quinta-feira (17). As unidades de Taió e Ituporanga começaram a ser operadas com o fechamento de todas as comportas.


Após reunião com o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, Aldo Baptista Neto, por volta das 7h30, o governador Carlos Moisés determinou que o grupo de resposta de Rio do Sul apoie os trabalhos dos Bombeiros Voluntários na região. Ele também determinou o deslocamento de aeronaves do grupo aéreo do CBMSC para atuar nos resgates.


“O momento é de solidariedade com todas as vítimas. Estamos trabalhando desde as primeiras horas e nossas equipes já estão no local para levar auxílio para aqueles que foram atingidos em Santa Catarina. A situação ainda é de cautela com novos temporais, por isso é importante que a população se mantenha atenta aos alertas da Defesa Civil”, afirmou Carlos Moisés. 


Por telefone, ele também entrou em contato com os prefeitos de Rio do Sul, José Thomé, e Ibirama, Adriano Poffo, prestando solidariedade e colocando o Estado à disposição. Não foi possível entrar em contato telefônico com o prefeito de Presidente Getúlio porque a cidade está sem energia elétrica e telefonia.


Em Aurora o rompimento de uma lago atingiu algumas casas provocando danos matérias e alagamentos pontuais. Até o momento 15 famílias estão desabrigadas em virtude de cheia causada por um afluente do Itajaí Açu.


Os levantamentos continuam sendo realizados nos municípios atingidos.



Alertas

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alertas com cerca de 24 horas de antecedência e reforça a importância do cadastro para o recebimento de alertas SMS. Para isso basta enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199 contendo no corpo do texto apenas o Código de Endereçamento Postal (CEP) do local que deseja ser monitorado.


A Defesa Civil alerta que a faixa entre o Centro e o Leste do Estado seguem com a vinda de mais temporais pelo menos até o meio-dia desta quinta-feira (17). Há risco de chuva intensa, ventania e queda de granizo. A Defesa Civil chama a atenção para os perigos com alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Atenção de todos para as regiões Leste do Estado, Litoral Norte e Norte catarinense. Nas demais regiões, a previsão é de chuva isolada, chove em alguns pontos e de forma rápida. No fim da semana, atenção redobrada no domingo, que também deve ter chuva persistente no Estado.


Ajuda emergencial aos membros da Igreja

A igreja Mais de Cristo coloca-se a disposição de seus membros para atendimento emergencial pastoral. Colocamos nossos contatos 99170-6008 [Prª Selma], 99170-2612 [Pr Fabrício], 99697-4046 [Tamiris Mais Amor] e 99107-5002 [Pr Márcio] para receber donativos e ajuda emergencial aos irmãos atingidos.


Ajude!

"Quem puder ajudar o Mais Amor - 99697-4046 [Tamiris] - com cestas básicas, água mineral e material de limpeza, ficamos muito agradecidos", solicitou o pastor Márcio Batista.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Flávio Vieira Júnior / Defesa Civil
Foto: (COPAPH) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.