Dia do Trabalhador nas Minas de Carvão - Mais News

Dia do Trabalhador nas Minas de Carvão


Hoje, 04 de Dezembro é o Dia do Trabalhador nas Minas de Carvão


A humanidade utiliza o carvão desde o século II a.C. 


Embora seja o mais poluidor dos combustíveis fósseis, continua a ser explorado como fonte de energia, prejudicando a saúde de milhares de pessoas que trabalham nas minas subterrâneas, em condições precárias. Devido ao aumento de gases no ambiente de trabalho, seus pulmões são afetados, levando-as à morte precoce. 


A ocorrência do carvão no Brasil encontra-se principalmente nos estados do Rio Grande do Sul (28 bilhões de toneladas), Santa Catarina (3,3 bilhões de toneladas) e Paraná (104 milhões de toneladas). 


A principal utilização do carvão mineral no Brasil é para abastecer usinas termoelétricas. Além disso, o carvão mineral também é usado na indústria de cerâmicas, de alimentos, dentre outras áreas de aplicações. 


Durante séculos, o carvão foi a grande matéria-prima da economia industrial e importante fator para a organização da classe operária em sindicatos, haja vista a repercussão internacional dos movimentos de classe efetuados pelos mineiros de carvão da Rússia, da Suécia, do País de Gales, do Chile e do Brasil. 


Hoje, os mineiros de carvão representam 0,1% da força de trabalho do mundo todo. Têm de lutar sozinhos contra a sua exploração, pois não contam com o apoio da opinião pública mundial. Continuam a expor a própria vida nesse trabalho, visto não haver opção para sua sobrevivência. 




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Factinate) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.