Royalties do petróleo: STF retoma julgamento da ação histórica de SC nesta sexta-feira - Mais News

Royalties do petróleo: STF retoma julgamento da ação histórica de SC nesta sexta-feira


O julgamento da ação de Santa Catarina sobre os royalties do petróleo foi retomado na última sexta-feira, 12, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ajuizada pela Procuradoria-Geral do Estado em 1991, a ação discute os critérios geográficos da demarcação dos campos de petróleo.

A vitória da tese da PGE representaria o ingresso de R$ 300 milhões nos cofres públicos do Estado, além dos valores futuros do petróleo a ser explorado.

Para o procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, a ação pode reparar uma injustiça histórica contra Santa Catarina.

A tese defendida pela PGE de Santa Catarina teve o voto favorável do ministro Marco Aurélio Mello.

Já os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes reconheceram a necessidade de revisão dos critérios do IBGE, mas não concordaram com todos os pedidos do Estado.

A conclusão do julgamento está prevista para o dia 19 de junho.

Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Secom SC / Marcos Lampert
Foto: ND / Divulgação




____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.