Prefeitura de São José adota novas medidas restritivas - Mais News

Prefeitura de São José adota novas medidas restritivas


A prefeita Adeliana Dal Pont promoveu, na tarde de terça-feira (23), uma conversa com empresários de São José sobre as novas medidas mais restritivas que serão adotadas no município a partir desta quarta (24). As medidas foram tomadas devido ao aumento de casos de Covid-19 na cidade, sendo 68 confirmados somente nas últimas 24 horas. Todos os representantes ficaram comprometidos em ampliar as medidas de segurança. Em reunião na noite da última segunda-feira (22), o comitê de combate ao novo Coronavírus da Prefeitura já havia avaliado os dados sobre a pandemia no município e decidido a adotar medidas restritivas.

Os representantes dos shoppings foram o primeiro grupo a conversar com a prefeita Adeliana sobre o decreto com as novas medidas. Na sequência, foram recebidos os representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), AEMFLO CDL de São José e das maiores academias da cidade. Os grupos ficaram responsáveis por reforçar os protocolos de segurança, conforme estabelecido pelo decreto, além de agradecem a abertura para o diálogo para alinhar melhorias.

Os comandantes do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, tenente coronel Christiano Cardoso, e do 7º Batalhão da Polícia Militar de São José, tenente coronel André Rodrigo Serafin, acompanhados da secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, também estiveram em reunião com a prefeita. Ficou definido que as forças de segurança irão se unir às equipes de fiscalização da Prefeitura para ações mais rigorosas que vão ocorrer nos estabelecimentos.

A prefeita Adeliana Dal Pont lembra que o apoio dos estabelecimentos é fundamental e reforça o alerta para os cuidados básicos contra o vírus, principalmente com o uso da máscara para sair de casa apenas quando necessário. “Estamos adotando essas medidas mais duras para manter a segurança das pessoas, para que consigam manter suas atividades de forma segura”, ressalta Adeliana.

Os restaurantes, lanchonetes, padarias, bares, conveniências e afins, poderão funcionar entre 6h e 23h, respeitando as regras de higiene e distanciamento social, exceto os casos de delivery. Já os supermercados poderão funcionar das 6h às 22h, respeitando as regras já estabelecidas nos regramentos estaduais, ficando vedada a atividade de promotores de vendas.

Shopping centers, galerias e centros comerciais da cidade deverão funcionar com a capacidade de no máximo 50% da ocupação total, das 12h às 20h, de segunda a sábado, permanecendo fechados aos domingos, inclusive as praças de alimentação. Deverão ser observadas as regras de higiene e distanciamento já estabelecidas.

As academias e atividades afins poderão funcionar com a capacidade máxima de 30% da ocupação total, das 6h às 23h. Lojas de conveniência de postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais em geral deverão encerrar suas atividades às 23h todos os dias da semana, devendo observar as regras de higienização e distanciamento social. Os serviços essenciais da rede de saúde, as farmácias e atividades definidas por ato da Vigilância Sanitária São José estão mantidos.

Ainda está proibida a permanência de pessoas em parques, praças, espaços públicos ou comunitários de lazer e nas quadras poliesportivas, playgrounds e nas academias ao ar livre do Município. Permanece proibida ainda a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja público ou privado, interno ou externo, para a realização de atividades de qualquer natureza, salvo os casos autorizados por ato em vigor das autoridades sanitárias, estadual ou municipal.

Os estabelecimentos interditados por motivo do descumprimento do decreto ficarão fechados por, no mínimo, sete dias. O uso de máscara, cobrindo boca e nariz, continua obrigatório em todo o território municipal. Caso os estabelecimentos comerciais estejam com pessoas sem o uso da máscara, será multado em 8,00 URM, cerca de R$ 1.600.

As novas medidas restritivas foram alinhadas com os prefeitos dos municípios de Biguaçu, Ramon Wollinger, e de Palhoça, Camilo Martins, para manter os serviços em funcionamento de forma segura.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: PMSJ
Foto: PMSJ / Divulgação





____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.