Estados do Sul se preparam para enfrentar nuvem de gafanhotos - Mais News

Estados do Sul se preparam para enfrentar nuvem de gafanhotos


O Ministério da Agricultura declarou estado de emergência fitossanitária no Rio Grande do Sul e Santa Catarina pelo risco dos estados serem afetados pela nuvem de gafanhotos que devora plantações na Argentina. 

A medida permite a contratação de trabalhadores temporários para ajudar no combate à praga. Também permite a importação temporária de veneno contra os insetos. O governo brasileiro já prepara 400 aviões agrícolas para fazer o controle dos animais, caso eles cheguem ao país. O sindicato das empresas de aviação agrícola (Sindag) também colocou 426 aviões a disposição do Ministério da Agricultura para pulverizar veneno sobre a nuvem de gafanhotos.

São ações de precaução, já que o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) informou nesta quarta-feira (24), que os animais estão avançando em direção ao sul, rumo ao Uruguai, e o governo brasileiro diz que a chegada dos insetos em território nacional é pouco provável. De acordo com especialistas, tudo depende das condições meteorológicas - já que o voo dos insetos é influenciado pelo vento. 



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Brasil 61 / Daniel Marques
Foto: Jornal de Alagoas / Divulgação





____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.