Inflação oficial do país fecha 2021 em 10,06% - Mais News

Inflação oficial do país fecha 2021 em 10,06%


Inflação oficial do país fecha 2021 em 10,06%

Esta foi a maior variação anual desde 2015


O IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação oficial do país, apresentou alta de 0,73% em dezembro, e fechou 2021 em 10,06%. Esta foi a maior variação anual desde 2015, quando o IPCA ficou em 10,67%.


Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


Todos os grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em dezembro. A maior variação veio do grupo Vestuário (2,06%), seguido dos Artigos de Residência (1,37%) e Alimentação e bebidas (0,84%), grupo que contribuiu com o maior impacto no índice do mês. Também tiveram destaque as variações de Habitação (0,74%) e Transportes (0,58%).


No acumulado do ano, o principal impacto foi provocado justamente pelo grupo Transportes, com alta superior a 20% a 2021, como explica o gerente do IBGE, Pedro Kislanov, responsável pela pesquisa.


Outro destaque foi o grupo Habitação, que registrou alta de cerca de 13%, puxada principalmente  pelo preço da energia elétrica.


Já no INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, a alta foi de 0,73%, em dezembro, variação idêntica a do IPCA. De acordo com o IBGE, o resultado foi influenciado principalmente pelos grupos Transportes e Habitação.



Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Foto: (Investopedia) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.