Dia mundial das aves migratórias - Mais News

Dia mundial das aves migratórias


Hoje, 8 de Maio é o Dia mundial das aves migratórias


Lançado em 2006, no Quênia, a data ressalta a importância de conservar e restaurar os ecossistemas que sustentam os ciclos naturais e essenciais para a sobrevivência e bem-estar dessas aves. 


Anualmente, pessoas de todo o mundo organizam eventos públicos, como festivais de pássaros, programas educacionais, exposições e excursões de observação para aumentar a conscientização global sobre as ameaças enfrentadas pelas aves migratórias, sua importância ecológica e a necessidade de cooperação internacional para conservá-las. 


As aves migratórias são parte de um patrimônio natural compartilhado e dependem de uma rede de sítios ao longo de suas rotas de migração para reprodução, alimentos, descanso e hibernação. Mas muitas espécies de aves estão em declínio e uma das maiores causas são a perda e a destruição dos habitats naturais. 


O Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) lembra que a destruição das espécies está ligada a várias doenças infecciosas que estão sendo combatidas agora. O Dia Mundial das Aves Migratórias é organizado pela Convenção sobre Espécies Migratórias e parceiros. 


Estima-se que todos anos, 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos entrem nos oceanos; segundo Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, cerca de 90% das aves marinhas têm plástico nos seus organismos. Em 5 de junho, o Pnuma celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. 




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Wetlands International) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.