Dia do Oftalmologista - Mais News

Dia do Oftalmologista


Hoje, 7 de Maio é o Dia do Oftalmologista


A data homenageia o profissional responsável pelo estudo, cuidado e prevenção de doenças ligadas ao sistema ocular. Em outras palavras, é o médico especialista na visão humana! Para exercer a profissão, o oftalmologista deve concluir o curso de ensino superior em medicina e se especializar na área de oftalmologia. 


Os oftalmologistas podem trabalhar tanto em clínicas privadas especializadas na visão humana ou em hospitais e clínicas públicas. A história do Dia do Oftalmologista começou com a fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, em 7 de Maio de 1930. Em 1968, a data foi oficializada no estado de São Paulo. 


Apenas em 1986, o dia 7 de Maio foi oficializada a nível nacional através da portaria nº 398. Você sabia que existe uma diferença entre oculista e oftalmologista? 


O Oculista é o profissional técnico de óptica e de laboratório de produtos oftálmicos, especializados em interpretar corretamente o receituário do oftalmologista, produzir e adaptar lentes, montar e consertar óculos, e cuidar da manutenção de ambos, além de orientar o cliente final na escolha do melhor tipo de lente e armação de acordo com cada caso. Portanto, não podem prescrever receitas médicas, e sim interpretá-las e orientar o cliente. 


Já o Oftalmologista é o médico especialista da visão, que se dedica ao estudo e tratamento das doenças e erros de refração dos olhos. A oftalmologia é uma especialidade da medicina, um ramo que investiga e trata doenças relacionadas com os olhos, visão e seus anexos. Assim como diversas outras especialidades da medicina, também tem várias sub-especialidades, entre elas doenças orbitárias, plástica ocular, oftalmo-pediatria, cirurgia refrativa, catarata, entre outros. Por isso, o médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os olhos.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Memorial Healthcare) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.