Dia do Engenheiro Militar - Mais News

Dia do Engenheiro Militar


Hoje, 12 de Maio é o Dia do Engenheiro Militar


Desde muito cedo, a engenharia militar fez-se presente na história do Brasil. Remontando ao período colonial, seu legado compreende a construção de numerosas fortificações ao longo do litoral e nos mais distantes recantos, a produção de mapas e a demarcação de fronteiras de um território inexplorado e de dimensões continentais. 


Na data de seu nascimento, honramos a memória do Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra, patrono do Quadro de Engenheiros Militares (QEM). Português, nascido na cidade do Porto, em 3 de agosto de 1748, ele cursou Engenharia e Infantaria na Academia Militar de Portugal, tendo chegado ao Brasil em 1780, como capitão do Real Corpo de Engenheiros do Rei de Portugal. 


A atuação contínua dos engenheiros militares também se faz marcante nas áreas de tecnologia da informação e de comunicações; no desenvolvimento de softwares e de sistemas de comando e controle; na gestão de bancos de dados; no projeto, manutenção e operação de redes de dados; na gestão de datacenters; e na produção de geoinformação. 


Ademais, o desempenho dos engenheiros militares também é constantemente requerido e desafiado em atividades voltadas ao desenvolvimento nacional, como nas obras de engenharia de construção e na recuperação de infraestruturas estratégicas, como rodovias, portos e aeroportos, na fiscalização de produtos controlados ou no mapeamento sistemático do território nacional.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Exército Brasileiro) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.