Dia Mundial do Design Gráfico - Mais News

Dia Mundial do Design Gráfico


Hoje, 27 de Abril é o Dia Mundial do Design Gráfico


Design gráfico é, basicamente, o processo de comunicar visualmente. Essa comunicação pode ser através de imagens, textos e desenhos, onde o designer utiliza habilidades de desenho, estética, artes visuais, diagramação e, principalmente, criatividade. 


O World Graphics Day é uma iniciativa do International Council of Graphic Design Associations (ICOGRADA), que desde 1995 celebra esta data em memória da fundação desta instituição, em 27 de abril de 1963. Além disso, o Dia Mundial do Design Gráfico visa homenagear esta profissão, essencial para a comunicação visual no mundo. 


Aliando técnica e criatividade, o designer gráfico é capaz de criar produções visuais que ajudam a transmitir uma mensagem ou despertar emoções nas pessoas. O trabalho do designer gráfico é aplicado nos mais diferentes setores, desde o setor da publicidade e propaganda, passando por editoras, diagramação de livros e revistas, elaboração de cartazes, etc. 


Alguns profissionais do designer já tem suas criações em nossa memória coletiva. Veja alguns exemplos: Chip Kidd - criador do logotipo do filme "Jurassic Park", entre outros. Rob Janoff - autor do logotipo da Apple. Carolyn Davidson - idealizadora do logotipo da Nike. Aloisio Magalhães - criador os primeiros logotipos de várias empresas brasileiras e responsável pelo desenho das moedas de cruzeiro. Ruth Keddar - a brasileira fez sua carreira nos EUA e é autora do logotipo utilizado pelo Google de 1999 a 2015. 


Além do Dia Mundial do Design Gráfico, os designers brasileiros comemoram também o Dia do Designer Gráfico, em 5 de novembro.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (PoD Editora) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.